Reinvenção dentro da caixa |
17 Set 2019 |
![]() Da escrita à capa os alunos foram responsáveis por todas as etapas do processo: texto e ilustrações foram cuidadosamente criados e elaborados por cada autor –, que também fez a revisão do texto. A turma das professoras Tania Sztuman e Tatiane Pereira, no entanto, queria mais do que um livro de formato tradicional. “Eles se envolveram bastante com a escrita, e fizeram o livro pensando nas crianças do 2º ano, para as quais lerão a história, depois de pronta. Foi aí que surgiu a ideia de um formato diferente, uma encadernação caixa”, conta Tania. A partir daí, o projeto de Língua Portuguesa tomou outras proporções, e passou a exigir dos alunos os conhecimentos adquiridos também em Geometria: eles abriram uma caixa, fizeram a planificação, calcularam o tamanho de cada página e o tamanho que cada lado da caixa deveria ter para comportar todas as folhas do livro. “Com a ajuda da Kiki [Milan, designer do Vera] a turma decidiu o melhor material para a caixa e soube da cortadora a laser da Oficina de Projetos do Ensino Médio”, explicou. Na segunda-feira, dia 9 de setembro, aconteceu a tão aguardada visita à Unidade Baumann. Marcos Luiz (professor auxiliar) e Jachson Souza (da área de Tecnologia), anfitriões no EM, apresentaram a Oficina de Projetos à turma, que também foi acompanhada por Fernando Carril, do Ateliê de Invenções do Verão. Para Antônia, uma das alunas da turma, o projeto do livro ajudou a “aprender a mexer mais no computador e a usar a vírgula”. “Desafiador” foi o termo usado pela colega de classe Manuela, que contou ter aprendido mais sobre medidas para fazer a caixa. Já Lorena achou interessante a ideia de fazer esse formato “porque a maioria dos livros não é assim, tão diferente. “Eu achei que seria difícil fazer a caixa porque pensei que faríamos à mão, mas aí teve a impressora a laser e eu me interessei muito por ela”, disse Arthur Petreche. Já no Verão, os alunos deram os últimos retoques nas ilustrações e fizeram a colagem das capas nas caixas. A atividade de reescrita da história integra o projeto Narrar do Ponto de Vista de um Personagem, parte da programação do 4º ano, em Língua Portuguesa, para o 2º trimestre. Em breve, a turma receberá os alunos do 2º ano para fazerem a leitura de suas histórias aos colegas. Veja, na nossa página do Facebook, um vídeo com um pouco mais sobre a visita da turma à Oficina de Projetos do EM. |