Equipe do Vera no "Joca" |
13 Set 2019 |
![]() No Vera, a leitura de jornal é incentivada a partir do 3º ano, quando os alunos são apresentados ao “Joca” para tomarem mais contato com a estrutura do meio de comunicação impresso. Atividades como as rodas de jornal têm a intenção de aproximar os alunos desse tipo de publicação, incentivando-os a explorarem e recorrerem ao jornal, movidos pela curiosidade e pelo desejo de acesso à informação. No 4º ano, a leitura do jornal passa a ser semanal, e os alunos têm o desafio de escrever notícias e fazer entrevistas. Um dos exercícios práticos das turmas aconteceu na quarta-feira, dia 28 de agosto, quando organizaram uma entrevista coletiva com o repórter e apresentador da “TV Globo” Alan Severiano. Para Lorena N., aluna do 4ºB, a leitura ajuda a saber mais: “Quando a gente lê jornal, fica sabendo sobre o que está acontecendo”. Seu colega de classe, Enrico, acha que a leitura do “Joca” ajuda a aprender como se faz uma notícia. “Ler esse e outros veículos confiáveis nos ajuda a construir nossa própria opinião sobre as coisas.” A partir do 5º ano, a leitura de jornais é ampliada para outros veículos, além do “Joca”, como a “Folha de S.Paulo”, o “Estadão” e o “Nexo”. Aqui, as rodas de jornal possibilitam a formação de cidadãos bem informados, com chance de compreender, de maneira mais profunda, as informações em cada notícia, além de exercitarem a capacidade de argumentação consistente, a partir do próprio ponto de vista. Carla Ronco, professora coordenadora vertical de Língua Portuguesa, explica que, mesmo sendo um jornal com linguagem acessível para a faixa etária, o “Joca” não é um veículo que poupa as crianças dos fatos reais. “Ele cobriu as eleições no ano passado e, agora, está falando sobre as queimadas na Amazônia. Os temas discutidos pelos adultos chegam para as crianças de uma forma que elas conseguem entender, e têm proporcionado discussões bastante ricas em sala de aula.” |