Por dentro da notícia |
13 Set 2019 |
![]() Os alunos, divididos entre repórteres e fotógrafos, explicaram a Alan um pouco mais sobre o projeto Notícias, elaborado na série. Bem preparados, eles mostraram conhecimento a respeito do tema e questionaram Alan acerca de termos como fake news, pirâmide invertida e lide – jargões comuns ao meio jornalístico.
“Gostei de saber como identificar uma notícia falsa”, falou Lorena N., aluna do 4º B; Maia, sua colega de turma, perguntou ao jornalista se ele já havia entrevistado pessoas com opiniões políticas diferentes das suas; Enrico achou interessante saber sobre as escolhas profissionais do jornalista. “Ele queria ser engenheiro, mas virou jornalista. As pessoas podem mudar de opinião.”
Aluno do 4º C, Enrico Rocha conta que ficou nervoso ao perguntar sobre o esquema da pirâmide invertida. “Eu aprendi um pouco mais sobre o jeito de entrevistar e também sobre o gênero textual jornalístico”. Da mesma forma, o aprendizado valeu para seu colega de turma, Felipe Fonseca, que gostou da experiência de entrevistar alguém que, geralmente, desempenha o papel oposto: “Foi diferente para mim, e acho que para ele, também”.
Para Alan Severiano, foi muito interessante perceber como os alunos se prepararam para a entrevista. “Isso acaba sendo um ponto comum entre as crianças e os jornalistas: essas criatividade e curiosidade absurdas sobre todos os assuntos”, destacou. Pela primeira vez no papel de entrevistado, o jornalista destacou o nervosismo e a emoção no contato com as crianças, colegas de classe de sua filha. “Eu tinha curiosidade em saber o que vocês pensavam sobre o jornalismo.”
Agora, os alunos farão a transcrição da entrevista e a edição do texto, em formato pingue-pongue, de perguntas e respostas. “A vinda do Alan proporcionou um exercício real para as turmas. Como ele é jornalista, a experiência colaborou para o desenvolvimento do próprio projeto, uma metalinguagem”, afirmou a professora da turma, Paula Takada.
Parte integrante do projeto jornalístico do nível 2, elaborado pela área de Língua Portuguesa, a entrevista com Alan Severiano faz parte das atividades das turmas no campo de atuação jornalístico/midiático, uma das áreas previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
|