História revisitada |
05 Set 2019 |
![]() A exposição “América e os americanos”, montada no pátio coberto do Verão, apresentou o resultado de um mês de pesquisa e produção dos alunos. Em 16 painéis de cinco metros, os grupos explicaram, com ilustrações e textos, o processo de colonização da América. Para Luiza Melo, aluna do 8º D, o projeto tem um caráter reflexivo, já que cada um pode olhar a história e tirar suas próprias conclusões a respeito dos fatos. “É muito interessante pensar como a gente ainda tem uma cultura muito etnocêntrica, já que vários livros trazem os europeus como conquistadores da América. Mas será que foi conquista ou invasão?”. O debate de opiniões foi, na visão da aluna Clara Vignola, um dos grandes ganhos do projeto. “Tem gente que acha os europeus ‘vencedores’; tem gente que acha que não. Então, foi um debate de opiniões, mesmo. A gente saía da Escola com a cabeça cheia, pensando sobre esse pré-conceito que temos com os índios, em muitos casos”. Mas como transportar todas as ideias para o painel e fazer com que os visitantes da exposição também façam suas próprias interpretações? “Tivemos muita autonomia. Uirá [Fernandes, professor de Ciências Humanas], pediu a pesquisa e ficamos livres para criar”, contou Luca Rivelino. A proposta da atividade, segundo ele, mudou a própria visão sobre os fatos históricos: “Os europeus se sentiam superiores a outros povos, tratando-os como primitivos e não humanos, sem religião”. Além do objetivo pedagógico, que foi “aprofundar o estudo da História, deslocando a centralidade eurocêntrica do nosso currículo”, Uirá destaca outros méritos do projeto. “Para a confecção dos painéis, os alunos exerceram diferentes funções dentro do grupo – coordenadores, pesquisadores e criadores – e puderam deparar com suas qualidades e dificuldades no trabalho coletivo.” Veja, na nossa página do Facebook, o vídeo com um pouco do registro dos alunos sobre o processo de produção dos painéis. |