Muito mais que uma torre de palitos |
02 Jul 2019 |
Durante o mês de maio, os alunos do 5º ano construíram uma torre de palitos nas aulas de Arte, como parte dos estudos sobre direitos humanos, que começaram em fevereiro, com a visita à exposição “Para respirar liberdade – Direitos Humanos na obra de Otávio Roth”, no Sesc Bom Retiro, em São Paulo.
Para começar a experiência, a professora Tatiana Fecchio sugeriu que todos pensassem em algumas propostas e, depois, fizessem uma votação para decidirem, juntos, qual delas mais representava aquele coletivo de pessoas. A ideia da torre surgiu quando um dos grupos escolheu a cola quente como material a ser utilizado na atividade. Mas, logo em seguida, veio um questionamento: “Por que eu preciso fazer um trabalho no qual não votei?”, perguntou um aluno da série, ao qual a professora respondeu: “Haveria outras formas de eleger o trabalho do grupo sem ser por maioria?”. “Desde as primeiras conversas, o projeto da torre acionou questões sobre direitos e deveres, representatividade e democracia”, contou Tatiana.
Foram muitas as decisões a serem tomadas, em grupo, após a seleção do tema, como a altura da torre, quais materiais seriam utilizados e como ela seria estruturada. “Quem vê a obra pode pensar que ela ocasionou aprendizagens relativas apenas ao produto, mas, possivelmente, a camada mais profunda se deu com relação aos sujeitos, no processo, ajuda, organização e comprometimento dos envolvidos”, complementou a professora.
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