Facebook

Para recuperar a sua senha informe o seu e-mail:

A área restrita do site permite à:

Secretaria Virtual: documentos protegidos, álbuns de fotos e vídeos

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
O que é patrimônio histórico e cultural?
28 Jun 2019
 
Os estudos do 5º ano sobre a fundação da cidade de São Paulo, que começaram em abril com a visita ao Pateo do Collegio, tiveram também outro desdobramento para as turmas das professoras Kátia Frazão e Simone Pignatari. “Durante o processo, nossos alunos se envolveram tanto com a parte relativa à pesquisa de lugares considerados patrimônio histórico e cultural da cidade que decidimos criar um projeto específico para tratar dessa temática”, explica Kátia. “Estudamos a definição do termo e a diferença entre patrimônio cultural e histórico, material e imaterial; nos aprofundamos nas pesquisas e, agora nas férias, os alunos irão visitar aquele que mais o interessou, para fazer um registro no caderno de campo.”
 
A aluna Maria Clara já escolheu seu destino para a documentação. “Eu escolhi o Mercadão porque é um lugar onde meu pai e eu gostamos de experimentar coisas típicas, comidas exóticas.” Ela conta que ficou surpresa ao descobrir que já havia visitado vários pontos considerados patrimônios históricos e culturais da cidade sem saber que eles se encaixavam nessa categoria. “Eu nem sabia que existia esse termo. Foi muito bom saber que temos, em São Paulo, lugares preservados, tombados, que são especiais e que nos ajudam a entender melhor a história da cidade.”

O Mosteiro de São Bento será o destino da aluna Carolina. “Minha mãe já viveu uma memória da vida dela lá e falou coisas boas do lugar, então eu fiquei curiosa, quero conhecer.” Para a aluna, é importante conhecer os pontos antigos da cidade na qual moramos. “Eu vou sempre ao Centro com a minha mãe e não sabia que existiam tantos patrimônios lá. Visitei a Catedral da Sé quando pequena, e agora quero voltar.”
 
O projeto Patrimônios Históricos e Culturais de São Paulo é uma iniciativa das áreas de Ciências Humanas, Língua Portuguesa – com a leitura das memórias da escritora Tatiana Belinky, relatadas no livro Transplante de menina – e Arte, com o registro das pesquisas dos alunos em seus portifólios.
Confira o painel feito por eles para mostrar os resultados de suas pesquisas sobre o tema, até agora.
 

destaques

prev
next

Inscrições

Clique aqui para ver, passo a passo, como se dá o contato entre a Escola Vera Cruz e as famílias interessadas em conhecer nossa proposta pedagógica e nossas instalações.

 

Material escolar e uniformes

Acesse aqui o sistema de venda online de material escolar e uniformes. Antes de efetuar sua compra, lembre-se: é provável que seu/sua filho/a reutilize boa parte do seu próprio material no ano que vem. Consulte a relação de pastas e fichários utilizados em cada série neste link.

 

 

 

notícias

Para salvar o planeta
16 Dez 2020
 Impactados pelas notícias sobre a produção de gases poluentes, a poluição...
+
Expocine
14 Dez 2020
 “O que eu não quero esquecer”, vídeo concebido pela equipe do G4 que...
+
Novos rumos
12 Dez 2020
  “O que eu não quero esquecer” é uma produção do Vera...
+
Dia de entrega
11 Dez 2020
  Depois do emocionante encerramento virtual de ontem à noite, os alunos da 3ª...
+
De dentro para fora
11 Dez 2020
Resultado de muitas conversas, ideias e vários encontros virtuais, o projeto de arte urbana da...
+
Water: global issue
04 Dez 2020
 O quanto o aprendizado do inglês pode adicionar às pesquisas sobre as diversas questões...
+
Água: perguntas e desafios
01 Dez 2020
 “Como a vida humana e de outros seres vivos é afetada pela poluição...
+
acontece na Escola Vera Cruz

eventos e atividades

  • 20/11: dia letivo (lembramos que o feriado da Consciência Negra foi antecipado pela Prefeitura).
  • 18/12: encerramento do ano letivo.