Facebook

Para recuperar a sua senha informe o seu e-mail:

A área restrita do site permite à:

Secretaria Virtual: documentos protegidos, álbuns de fotos e vídeos

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Onde tudo começou
24 Abr 2019
 
Qual a relação entre uma parede de taipa de pilão, uma pia batismal, imagens de santos, uma cripta e a origem da cidade de São Paulo? Para conhecer um pouco mais sobre a história da construção da cidade, os alunos das seis turmas do 5º ano visitaram, no início do mês de abril, o Pateo do Collegio, no centro da capital.
 
Atentos, os alunos observaram as construções já no trajeto: “Eu percebi que o centro de São Paulo é bem antigo e histórico, que a cidade tem igrejas com estilo gótico e que a arquitetura é linda. O marco zero também é muito bonito e tem muito significado para a cidade, pois todas as medidas foram tiradas de lá”, lia-se no caderno de campo de um deles.
 
Por dentro da história
Ainda na área externa do complexo, os alunos receberam da monitora explicações sobre a parede de taipa de pilão, de 1585, que ainda permanece com um trecho preservado no local. “Vocês acham que essa técnica ainda é utilizada, hoje?”, perguntou a monitora. “Acho que pode existir em lugares isolados, mas também por questões de sustentabilidade”, lembrou um aluno. “Esse tipo de construção é usada em lugares mais quentes, pois deixa a casa com a temperatura mais agradável”, afirmou Maria Aparecida dos Santos, auxiliar do Verão que acompanhou um dos grupos durante a visita.
 
Dentro do Museu Anchieta, a turma observou a maquete e os mapas que contextualizam a fundação da cidade e as transformações históricas e geográficas sofridas desde então. “Por que escolheram esse lugar?”, apontou a monitora, questionando os alunos. “Porque era alto”, falou um; “Porque era maior”, disse outro; “Porque havia rios próximos”, completou um terceiro.
 
De lá, os alunos foram para o segundo andar, onde visitaram a pia batismal, as imagens dos santos Paulistinhas e a sala das relíquias. “O índio parece estar estranhando toda a situação”, observou um dos alunos diante da pia e do painel atrás dela, com a representação da primeira missa, realizada em 25 de janeiro de 1554.
 
Após visitarem a exposição “Aldeia: arte e cotidiano indígena”, na cripta do museu, os alunos seguiram novamente para a parte externa, onde observaram o mirante e as mudanças geográficas ocorridas na região.

Veja as fotos...
 

destaques

prev
next

Inscrições

Clique aqui para ver, passo a passo, como se dá o contato entre a Escola Vera Cruz e as famílias interessadas em conhecer nossa proposta pedagógica e nossas instalações.

 

Material escolar e uniformes

Acesse aqui o sistema de venda online de material escolar e uniformes. Antes de efetuar sua compra, lembre-se: é provável que seu/sua filho/a reutilize boa parte do seu próprio material no ano que vem. Consulte a relação de pastas e fichários utilizados em cada série neste link.

 

 

 

notícias

Para salvar o planeta
16 Dez 2020
 Impactados pelas notícias sobre a produção de gases poluentes, a poluição...
+
Expocine
14 Dez 2020
 “O que eu não quero esquecer”, vídeo concebido pela equipe do G4 que...
+
Novos rumos
12 Dez 2020
  “O que eu não quero esquecer” é uma produção do Vera...
+
Dia de entrega
11 Dez 2020
  Depois do emocionante encerramento virtual de ontem à noite, os alunos da 3ª...
+
De dentro para fora
11 Dez 2020
Resultado de muitas conversas, ideias e vários encontros virtuais, o projeto de arte urbana da...
+
Water: global issue
04 Dez 2020
 O quanto o aprendizado do inglês pode adicionar às pesquisas sobre as diversas questões...
+
Água: perguntas e desafios
01 Dez 2020
 “Como a vida humana e de outros seres vivos é afetada pela poluição...
+
acontece na Escola Vera Cruz

eventos e atividades

  • 20/11: dia letivo (lembramos que o feriado da Consciência Negra foi antecipado pela Prefeitura).
  • 18/12: encerramento do ano letivo.