“O que os direitos humanos têm a ver com a arte?” |
03 Abr 2019 |
Nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, as seis turmas do 5º ano do Ensino Fundamental visitaram a exposição “Para respirar liberdade – Direitos Humanos na obra de Otávio Roth”, em cartaz no Sesc Bom Retiro (SP).
A ideia de conhecer a exposição surgiu nas aulas de Arte, em que o tema dos direitos humanos já vinha sendo tratado pela professora Tatiana Fecchio desde o início do ano letivo. “Fizemos uma sondagem inicial para saber o que os alunos entendiam sobre direitos e deveres. Então, pesquisamos a respeito dos direitos humanos, e, a partir daí, cada grupo elaborou uma proposta sobre o tema, para desenvolver uma visualidade plástica”., conta.
O contato: uma experiência única
“Mas o que os direitos humanos têm a ver com a arte?”. A pergunta que instigava os alunos desde o início do projeto foi prontamente respondida após a visita à exposição. “Lá, eles viram a obra de um artista que dedicou sua vida a falar sobre o tema; depois do contato com a mostra, os alunos entenderam que, embora diferentes, todos temos os mesmos direitos”, explica a professora. Já na entrada da exposição, o impacto: “Como é diferente ver um trabalho ao vivo! É tão grande!”; “Quantas folhas estão nessa árvore?”; “Como será que elas são colocadas lá?”. Diante da instalação itinerante “A árvore”, composta por folhas de papel pintadas por mais de 60 mil crianças e jovens em 70 países – da qual o Ensino Médio do Vera também participou –, todos olhavam para o alto, admirados com a obra original, antes vista apenas em reproduções projetadas. “É extraordinário ver essa árvore aqui, ao vivo”, disse Marizete Soares Barbalho, auxiliar de oficina de Arte, que também participou da visita. No andar de cima, diante dos quadros com a representação dos 30 artigos que compõem a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a curiosidade dos alunos só aumentou: “Os trabalhos estão em inglês. Seria porque é uma linguagem entendida por um número maior de pessoas?”. Mostrando desenvoltura na leitura do idioma, os alunos comentavam os escritos entre si, fazendo diferentes reflexões a respeito. “Por que os direitos humanos foram declarados? Antes, sem eles, as pessoas não precisavam respeitar, porque não tinha regra”.
No mesmo andar, no centro da sala, a instalação com dez metros de extensão reuniu olhares curiosos sobre os pequenos objetos guardados dentro da caixa de vidro. “População II”, composta por 2.500 pequenas peças de papel artesanal, as “peninhas”, também despertou o interesse dos alunos. “As cores das peninhas são da cor do Brasil?”; “Que tinta foi usada?”; “As peninhas representam diferentes pessoas?”.
Reflexões além da arte
Depois de contemplarem a exposição, os alunos participaram de rodas de conversa com as monitoras do Sesc para conhecerem um pouco mais sobre as técnicas artísticas utilizadas por Otávio Roth na composição das obras e discutirem a temática da mostra. “Matar a pessoa por ela ser negra é racismo. E homicídio.”; “Eu vou matar uma pessoa branca pelo fato dela ser branca? Matar uma pessoa negra pelo fato de ser negra? Se eu matar por esse tipo de ódio, matar a pessoa por causa da cor da pele é racismo”, foram algumas das reflexões dos alunos. Para fechar a visita, os alunos pintaram as folhinhas que, posteriormente, integrarão “A árvore”, dando assim sua contribuição a esse mosaico que representa a diversidade humana. Veja as fotos... |