Aprendizado estimulante e significativo
No Ensino Médio Vera Cruz, as metas de aprendizagem visam à formação de um jovem capaz de articular as diversas áreas do conhecimento e de interagir com o outro, de modo produtivo e ético, respeitando as diferenças e o meio ambiente. Investimos na formalização do pensamento lógico, na generalização e aplicação do conhecimento, na descoberta das vantagens cognitivas do rigor conceitual e formal, sem negligenciar a criatividade e o espírito de inovação, de iniciativa e de trabalho em equipe. Desse modo, os alunos estarão preparados para ingressar na Universidade, em área de seu próprio interesse e escolha. Adolescência e conhecimentoNesta fase de sua escolaridade, os alunos são especialmente sensíveis à realidade, e desenvolvem as capacidades de explorá-la por meio de teorias e sistemas e refletir sobre seu próprio pensamento. Suas referências são revistas e eles se concentram na reflexão a cerca de quem são e de que lugar ocuparão no mundo e se tornam mais aptos a perceber o outro e os limites da vida coletiva. As alterações da rotina estudantil, a abrangência e a profundidade do conhecimento apresentado pelas disciplinas, a demanda da preparação para os vestibulares e a expectativa de ingresso na universidade explicitam novos desafios. Há um chamado para o autocentramento, indispensável para o desenvolvimento da autonomia intelectual, e para a construção de vínculos que motivem os alunos na definição de seus projetos de vida. O papel da escolaA escola cria situações para que os alunos exercitem sua autonomia intelectual: exige concentração, manejo das questões práticas e gerenciamento do tempo. Por outro lado, oferece oportunidades de escolha e estimula o exercício do discernimento. Para isso, é fundamental que os jovens encontrem, nos adultos, a confiança para superar seus próprios limites. Os jovens têm um prazer especial no fato de se sentirem atualizados e na possibilidade de debaterem criticamente a sociedade e o meio em que vivem. |