Atividades complementares A Escola oferece, no período da tarde, em caráter optativo, diferentes atividades para complementação curricular. Organiza visitas que estimulam a participação do aluno em eventos culturais e oferece cursos de Teatro, Espanhol e Treinamento Esportivo e desenvolve projetos multidisciplinares de ciências e tecnologia. De acordo com a avaliação dos professores e mediante convocação especial, a Escola oferece também aulas de reforço para aprendizagem de diferentes disciplinas.
(*) módulos com duração de 65 minutos
(**) atividade com mensalidade extra Current EventsOferecida aos alunos da 3ª série, o curso optativo de inglês continua a trabalhar as quatro habilidades envolvidas na aprendizagem de uma língua estrangeira - leitura, escrita, compreensão oral e produção oral. O foco do trabalho é a leitura e discussão argumentativa de material multimídia autêntico: textos originais de revistas e jornais especializados, Internet, filmes, bem como o aprofundamento e prática das diferentes estratégias exigidas nos principais exames vestibulares do país. Os créditos referentes a esse curso constam como enriquecimento curricular no histórico escolar do aluno. Espanhol. Conteúdo dos módulos Módulo I
Compreender e usar expressões cotidianas; apresentar-se e fornecer informações pessoais básicas; utilizar e reconhecer recursos linguísticos de tratamento formal e informal; expressar preferências e necessidades; descrever, de forma simplificada, estabelecimentos e serviços de uma cidade; compreender textos autênticos de dificuldade baixa, como formulários ou folhetos turísticos; compreender as instruções dadas em sala de aula e diálogos autênticos sobre os temas vistos, falados com velocidade moderada. Módulo II
Expressar-se sobre hábitos; fazer recomendações e dar conselhos; informar sobre habilidades; dar e pedir informações sobre experiências passadas; comunicar-se em restaurantes; conhecer e utilizar as fórmulas para a comunicação por telefone; expressar projetos futuros; compreender textos de complexidade média, como receitas e textos informativos; compreender instruções e diálogos autênticos em velocidade moderada; escrever textos curtos sobre temas conhecidos. Módulo III
Descrever e comparar lugares; expressar igualdade e desigualdade; opinar sobre temas da atualidade; atuar em situações sociais (festas, ambiente de trabalho etc.); elaborar convites e responder a eles; marcar encontros; descrever a cidade; dar instruções sobre caminhos e endereços; contar histórias, utilizando diferentes tipos de passado; ler textos de dificuldade moderada, como anúncios, textos informativos, biografias e textos literários simplificados; compreender instruções e diálogos autênticos em velocidade moderada; textos curtos sobre temas abordados no módulo. Preparação para o DELE A1/A2. . Metodologia, corpo docente e infraestrutura
As aulas são ministradas por professores que seguem os métodos das principais escolas de línguas. São desenvolvidas atividades de leitura, escrita e compreensão de documentos variados, bem como a fala em situações reais de comunicação. Para seus estudos, os alunos contam com o acervo da midiateca, composto por dicionários, revistas, livros na língua original e recursos multimídia. . Exames oficiais
Ao final do terceiro módulo, os alunos são orientados a prestar os exames oficiais de proficiência na língua no nível de “usuário básico” (A1 ou A2), primeiro do Marco Comum Europeu de Referência para as Línguas, editado pelo Conselho da Europa. No Espanhol, são realizados os exames DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), no Instituto Cervantes. O DELE é um diploma oficial, reconhecido pelo Ministério de Educação e Ciência da Espanha. TeatroO grupo de teatro é um espaço de protagonismo no qual o jovem amplia sua condição de expressão. Por meio dele, há a oportunidade de complementar o trabalho desenvolvido pelas disciplinas do núcleo comum, sobretudo artes plásticas, música, dança e redação. ParceriasDe 2007 a 2009, o Vera Cruz firmou parceria com a Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) no âmbito do projeto Jornadas para Valorização das Engenharias no Ensino Médio, patrocinado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O projeto, dividido em seis etapas, teve como objetivos motivar o aluno da 2ª série do Ensino Médio para o aprendizado da Engenharia, capacitar professores das áreas de Ciências Exatas e Naturais e desenvolver projetos de engenharia de forma cooperativa entre alunos e professores. De 2008 a 2011, a Escola manteve parceria com a PriceWaterhouse&Coopers para o desenvolvimento de um Programa de Empreendedorismo que tem como objetivo ensinar ao aluno os procedimentos necessários para montar uma pequena empresa, num exercício de trabalho em grupo e liderança que inclui desde a arquitetura do plano de negócios e busca por financiamento até a venda do produto ou serviço. Desde 2012, esse projeto vem sendo realizado em parceria com a Junior Achievement.Ações ComunitáriasO Ensino Médio promove o trabalho voluntário e a participação de alunos, ex-alunos, profissionais e pais em diversos projetos comunitários. Um deles é o Ilha de Vera Cruz, que oferece, gratuitamente, educação para jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de alfabetização. O projeto surgiu como uma proposta dos alunos do Ensino Médio para a região da Vila Leopoldina em 2001, nas aulas de Projetos, em que se aprofunda o conhecimento sobre a realidade brasileira. Atualmente, os alunos do Ensino Médio participam como voluntários após treinamento oferecido pela Coordenação do Ilha de Vera Cruz. Ex-alunos, pais de alunos e profissionais da Escola Vera Cruz e de outras instituições também atuam como voluntários em diversas áreas. |