Eu me percebo aprendendo, eu me reconheço ensinando.
“Eu me percebo aprendendo, eu me reconheço ensinando” é o fio condutor do cotidiano da escola e perpassa todas suas relações e situações. A gestão de sala de aula tem como foco, além da apropriação de novos conhecimentos, o desenvolvimento de competências para o saber aprender. Duas situações complementares estão presentes no dia-a-dia da sala de aula:
A organização do currículo por áreas tem como foco a seleção de conteúdos significativos das ciências, dos códigos e linguagens que permitem a crescente compreensão e representação do mundo físico e social. Confira mais detalhes em Organização curricular. Esse processo é assegurado pela presença de uma equipe multidisciplinar permanentemente envolvida na pesquisa do que, quando, como e para que ensinar. Essa estrutura permite a construção de metodologias e de material didático próprios. A organização do Ensino Fundamental da Escola Vera Cruz é feita em três ciclos, constituídos por um conjunto de agrupamentos escolares que funcionam em espaços diferenciados: uma organização que possibilita a ambientação necessária às especificidades das faixas etárias.
|