Ação conjunta e integrada família-escola A escola é o espaço de transição entre a família e o mundo. É o lugar onde o filho se transforma em aluno: alguém que tem direitos e responsabilidades dentro de uma situação coletiva. Cabe à escola criar condições para que esse aluno caminhe no sentido da construção da sua autonomia: tomar decisões equilibrando o querer, o poder fazer e o dever fazer. O querer implica o conhecimento de si, de seus desejos; o poder fazer, o desenvolvimento e percepção de suas habilidades, suas competências; e o dever fazer, o conhecimento e o respeito pelo outro e pelo espaço coletivo. Essa trajetória implica rigor e exigência na discriminação entre o âmbito público e o privado. É esse o foco da ação conjunta escola-pais. É importante que os pais conheçam e se reconheçam nos princípios e valores que regem as relações nesse espaço de aprendizagem, e assim possam compreender e promover o desenvolvimento de seus filhos. Para a escola, essa interação traz elementos para o enriquecimento de seu projeto. A comunicação com os pais ocorre por meio de encontros coletivos e individuais: reuniões de pais, sábados de atividades, palestras com profissionais convidados, entrevistas e relatórios da avaliação dos alunos (boletins). O site constitui mais uma ferramenta de comunicação entre os pais e a escola. |