Áreas curriculares
O currículo está organizado por áreas que integram os conteúdos adequados para uma aproximação significativa dos conceitos e métodos das ciências que as compõem. A presença de assessores – especialistas encarregados de conduzir a linha conceitual e metodológica das áreas curriculares - garante a continuidade nos diversos anos escolares. Querer aprender e se instrumentalizar para continuar aprendendo ao longo da vida é o foco que determina o planejamento de cada área. Do 1º ao 9º ano, estão presentes as seguintes áreas: ArteA área de Arte considera as linguagens de Música, Artes Visuais e Teatro. Tem como foco a produção do aluno (a exploração, o conhecimento e a representação nas diferentes linguagens), articulada com a apreciação estética, no contato com as manifestações culturais. Exposições e apresentações sistemáticas das produções dos alunos, a constante socialização de seus processos do fazer artístico, a seleção cuidadosa de visitas a museus, exposições e espetáculos, são recursos que possibilitam um aprendizado amplo e significativo das inúmeras possibilidades de representações simbólicas, manifestações artísticas e culturais produzidas pelo homem, em diferentes contextos históricos. CiênciasA área de Ciências integra conceitos estruturantes de matéria, energia, transformação, vida. Esses conceitos, essenciais para a construção do pensamento científico, fundamentam e promovem um agir consciente e responsável, construindo a reflexão sobre as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Combinar leitura, observação, experimentação, discussão e registro é a marca metodológica da área, que se organiza com diferentes materiais e recursos pedagógicos, proporcionando diferentes aproximações do fazer e pensar científicos. Educação FísicaA área de Educação Física objetiva a saúde e o gosto pelo esporte e pela atividade física. Privilegia o conhecimento de si e a comunicação com o outro por meio do trabalho com o corpo. A polivalência esportiva - que contempla a recreação, os esportes individuais, os esportes coletivos e o trabalho rítmico - é meio e objetivo para a formação de um aluno que tem consciência das suas competências e busca continuamente a sua superação, contribuindo para o crescimento do grupo. A metodologia da área se baseia no princípio dos jogos cooperativos. O jogo é uma vivência lúdica, na qual as diferenças de habilidades e capacidades são valorizadas na conquista de objetivos comuns. A diversidade de atividades recreativas e esportivas promove o desenvolvimento das várias habilidades motoras, criando oportunidade para todos. A organização de campeonatos internos e a participação em jogos amistosos e campeonatos externos fortalece o interesse e empenho do aluno, bem como o sentimento de pertencimento a um coletivo.Estudos SociaisA área de Estudos Sociais foca seu trabalho na construção de três conceitos: tempo, espaço e interação social. Esta construção conceitual acontece a partir dos olhares geográfico, histórico, sociológico e antropológico, numa perspectiva totalizante de análise das sociedades. Tem, assim, como objeto de estudo tanto questões próprias das relações e organizações humanas, quanto sua relação com a natureza. Na sua metodologia, promove a leitura de diferentes representações culturais, a observação, a busca e registro de informações, e o exercício de comunicar as próprias idéias. Privilegia, também, o contato com diferentes interpretações, a análise de problemas atuais, fortalecendo a elaboração de opiniões, sua sustentação e sua possível revisão. Desta forma, a área contribui para a aquisição de competências cognitivas, dos valores e atitudes de que necessita um cidadão da sociedade democrática atual. Língua PortuguesaA área de Língua Portuguesa parte do pressuposto de que as práticas de leitura e de produção de textos constituem uma parceria indissociável no processo de aprendizagem da língua materna. Em função disso, organiza os conteúdos em torno de três eixos que se inter-relacionam nos projetos de todas os anos escolares: leitura literária; leitura e produção escrita e oral de diferentes gêneros textuais; conhecimentos lingüísticos aplicados aos textos. O fio condutor do trabalho é desenvolver nos alunos a consciência de que escritor é aquele que sabe o que escrever, como escrever e para quem escrever. Já, leitor é aquele que analisa e compreende as idéias do que lê, reconhecendo no texto (oral ou escrito) seus elementos básicos (conteúdo e estrutura), sua finalidade, suas características de linguagem e seus efeitos de sentido. A metodologia da área considera que a formação das competências comunicativa, leitora, lingüística e textual do aluno só acontece com base em exercício contínuo de observação, investigação, análise, reflexão e prática das modalidades da língua oral e escrita, em todos os seus contextos e funções. MatemáticaA área de Matemática privilegia a pesquisa, a comunicação e a validação de idéias, no enfrentamento e resolução de situações-problema dos diversos domínios da atividade humana. Organiza-se fundamentalmente em quatro eixos inter-relacionados: Aritmética e Álgebra; Geometria – Espaço e Forma; Grandezas e Medidas; e Tratamento da Informação. Ao desenvolver esses temas, beneficia-se de tópicos desenvolvidos nas diversas áreas, contribuindo também com elas. Se, de um lado, os conteúdos que abrange servem para a resolução de problemas de outras áreas do conhecimento humano, tais como Engenharia, Arquitetura, Ciências da Computação, Física, Biologia, Economia e Sociologia, conhecimentos destas áreas contribuem para que conceitos matemáticos ganhem sentido. Desta maneira, a área interfere fortemente na formação de conhecimentos dos diversos campos científicos presentes em nossa sociedade, na estruturação do pensamento, na agilização do raciocínio e da argumentação. InglêsO curso de Inglês promove o equilíbrio entre a fluência e a precisão no aprendizado da língua e o contato produtivo com diversas manifestações culturais de países de língua inglesa. Em prédio próprio e espaços adequadamente equipados, o curso se organiza em vários níveis que atendem agrupamentos com diferentes conhecimentos da língua inglesa, respeitando as diversas faixas etárias. Funciona no período complementar das aulas e faz parte da grade curricular a partir do 6º ano. Conheça mais sobre a proposta do ensino na página do Inglês Vera Cruz. |