A escola é lugar de celebração: de celebrar a ação e produção da cultura. A interação entre as crianças e os educadores, num espaço escolar especialmente concebido, constitui o núcleo do nosso projeto pedagógico, no qual tanto o processo de aprendizagem como os produtos são fundamentais. Sabemos que quando chega à escola, a criança é capaz de se relacionar e realizar trocas significativas. Tem intencionalidades e preferências e estabelece relações e vínculos afetivos, mesmo quando ainda não domina totalmente a linguagem oral. No Vera Cruz, a criança encontra um ambiente afetivo e acolhedor. A confiança construída permite se deixar cuidar por novos adultos e descobrir novas possibilidades. As crianças são agrupadas por idade e, nas diferentes situações do cotidiano escolar, compartilham experiências novas, em contato com crianças de várias faixas etárias. Ensinam e aprendem através do brincar. Essas sucessivas interações criam uma trama, a história do grupo, e a compreensão das regras sociais. Como protagonistas de suas ações e histórias, as crianças pensam de forma reflexiva e crítica sobre o que aprendem, com a ajuda dos adultos. Expressam sentimentos, se conhecem e se cuidam, aprendem a cuidar do outro e se relacionam respeitando as diferenças. Assim, priorizamos uma convivência baseada em valores democráticos, que nesta idade são aprendidos por meio da observação das ações dos adultos, que enfatizam o diálogo, as ações solidárias e as decisões conjuntas frente aos desafios. |