Pintar, desenhar, "ler sem saber ler", brincar de faz-de-conta: o cotidiano propicia a autonomia. A organização do tempo, do espaço e das relações entre as crianças e os adultos é especialmente planejada. O cotidiano programado tem reflexos positivos sobre a segurança e a autonomia das crianças: sabem o que acontecerá ao longo do dia, se envolvem em novos desafios, fazem suas descobertas. Este processo ocorre em momentos de escolha individual e em momentos coletivos. O momento de escolha individual é exercido durante a Atividade Diversificada (AD). Trata-se de uma situação de trabalho onde a organização da sala se transforma em diferentes cantos planejados, favorecendo a escolha pessoal e a exploração. A criança escolhe de qual atividade quer participar, planeja, seleciona os materiais para seu projeto e decide se deseja fazê-lo sozinha ou não. A organização em cantos favorece as interações, o desenvolvimento de competências e habilidades e a construção de relações éticas entre as crianças. Os Momentos Coletivos são situações de aprendizagem onde todos participam de uma mesma atividade, compartilhando experiências coletivas ou individuais. Pode ser um projeto de ciências sociais ou naturais, o momento do descanso, da história ou ainda a roda, realizada no momento da chegada do aluno à escola e que marca a passagem do ambiente familiar para um espaço público. |