Clara Mariani Monteiro
Memórias de Ana Tê por Clara
Meu nome é Ana Tê. Quando eu era criança, eu estudava em uma escola chamada “Sagrado Coração de Maria”.
Minha família sempre teve um sítio, lugar que eu amava ir e que, nas férias, ia todo mundo: eu, minhas 3 irmãs e meus primos e primas. E vou contar algumas memórias que tenho desse lugar.
Eu sempre morei no Rio de Janeiro e o sítio da minha família ficava em uma cidade próxima. Nesse sítio tinham dois quartos, o das meninas e o dos meninos, e eram divididos apenas por uma parede.
Nessa parede tinha uma janela e os meninos usaram para dar um baita susto na gente. Foi mais ou menos assim: era a hora de dormir, todas as meninas já estavam deitadas nas camas – que eram muitos beliches, umas seis, já que éramos muitas primas – estávamos quase dormindo, eles começaram a fazer barulhos e bater na janela fingindo que eram assombrações. A gente ficou morrendo de medo e nunca mais nos deitamos nas camas para dormir antes dos meninos.
Nas férias – de meio e final de ano – íamos todos para o sítio, que era um momento que eu amava porque todos os primos se encontravam. Andávamos a cavalo, tirávamos leite das vacas, pegávamos ovos das galinhas. Me lembro com carinho das brincadeiras: pular corda, jogar pedrinha no lago – e disputar qual pingava mais – brincar de “polícia e ladrão” e andar de bicicleta, tomar banho de rio, de piscina, colher fruta no pé e brincar com os cachorros. Eram férias super divertidas porque cada dia a gente tinha uma coisa nova pra fazer, e nunca ficava sem fazer nada. E TV, dependendo do dia, só a noite.
Lá no sítio tinha uma cozinheira que fazia umas comidas maravilhosas, bolos e sucos das frutas que a gente colhia do pé, era muito gostoso.
Eu e meus primos sempre nos demos bem, mas eu brigava um pouco com as minhas irmãs, eu achava elas meio implicantes e acho que elas também me achavam, por eu ser a irmã mais velha.
A lembrança mais marcante da minha vida foi quando eu viajei com a escola, mas não foi só uma viagem para um acampamento, não, a gente foi para as Cidades Históricas de Minas Gerais. Amei ficar três dias conhecendo terras novas e, principalmente, as de Minas.
Esse não é o fim das minhas histórias, na verdade foi só o início de mais de mil aventuras e travessuras da minha vida.
Deixe seus comentários