Memórias de Luiz Oscar Cunha de Toledo, um viajante

Lorena Toledo Barreto

FullSizeRender (5)

A história de Luiz Oscar é comum e única. É a mesma de muitos, mas é só dele. Luiz nasceu no interior de São Paulo, na cidade de Araçatuba .

Luiz, quando pequeno, brincava na rua como uma criança daquele tempo, empinava pipa, jogava bolinha de gude, pingue pongue, bola e andava de bicicleta. Frequentou uma escola no período da tarde, onde aprendeu a ler com 5 anos de idade. Quando ficou maior, estudou a noite.

Sua família é bem grande, uma parte da Paraíba e um pouco de São Paulo. Ele já morou em vários lugares.

Morava no Mato Grosso, na cidade de Aquidauana porque seu  pai trabalhava na ferrovia  do Nordeste. E sempre que era transferido, a família se mudava. Foi assim para o Rio de Janeiro, depois de 6 anos para o nordeste do Paraná até retornar a São Paulo.

Seu primeiro trabalho, aos quinze anos, foi como aprendiz  de mecânico, em uma oficina de uma concessionária.

Morou sozinho dois anos e alguns meses no Rio de Janeiro. Depois, em 1964, voltou a morar com seus pais em São Paulo. Em seguida foi trabalhar no norte do Paraná, em Santo Antônio da Platina. Se mudou para Barretos, São Paulo, e por fim, foi com sua esposa  morar na Argélia. Nessa época, seus filhos Joaquim e Lucia eram pequenos e lá tiveram mais um, Rodrigo.

Voltaram para o Brasil e compraram uma casa em Gonçalves, Minas Gerais, onde ele mora ate hoje.

A história de Luiz Oscar Cunha de Toledo é uma história de uma pessoa  vencedora.  Hoje, com 75 anos, três filhos, seis netas vive muito feliz, mas ainda está superando a perda de sua mulher, Araci, com quem viveu quarenta e nove anos.

Seu sonho é que o Brasil seja um país fraterno e igualitário, e que não exista a desigualdade social. Atualmente, está escrevendo um livro para sua família, assim irá deixar registrado sua vida para que todos a conheçam!

Marcado com:     , ,

2 Comentários

  1. Nina

    Nossa!que história! Não sabia que ele tinha viajado tanto para chegar em Gonçalves!

Deixe seus comentários

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *