Viagens do português

Lucas  Ferreira Tosi

lucas 2

Meu avô não é brasileiro, mas sabia desde criança que viria trabalhar aqui. Armênio é um homem divertido, carinhoso e ainda não perdeu seu sotaque português. Nasceu em Arouca, na Freguesia de Moldes, no Concelho de Arouca e no Distrito de Aveiro.

Sua primeira escola foi a Escola Pública de Moldes onde teve uma infância boa e divertida o que fez ter “visões” que nunca esqueceu, e fizeram nascer nele um garoto corajoso que não desistia em “completar” seus sonhos. Suas brincadeiras preferidas eram carrinho de rolimã, jogo de botão, pião, cabra-cega e esconde-esconde que brincava junto de seus irmãos e amigos, Ilideo, José e Alberto, mas seu melhor amigo era Armando o irmão mais velho. E foi com eles que ocorreram acontecimentos importantes e divertidos da sua vida pré Brasil, pois essas brincadeiras aconteciam com amigos muito queridos. Seus pais eram as maiores “riquezas” do meu avô, Porfirio Joaquim Ferreira seu pai e a esposa Emília Soares, tiveram 6 filhos, Patrocínia Soares Ferreira, Antônio Soares Ferreira, Manuel Soares Ferreira, Artur Soares Ferreira, José Soares Ferreira e claro meu avô Armênio Soares Ferreira, mas, Porfirio tinha mais um filho com outra mulher o Armando Gomes Ferreira, todos de Arouca.

Antes da partida do meu avô ao Brasil, seu pai não estava bom de saúde, e para não sentir saudades do filho partindo, saiu com uma irmã para o campo, mas, quando o barco ia desembarcar meu bisavô se encontrou com Armênio, depois sentou se em um muro e assistiu a partida do meu avô que estava com o coração dolorido de saudade. E essa foi a maior aventura do meu avô, pois estava sem dinheiro no bolso e estava acompanhado por uma família de portugueses que estavam viajando ao Brasil.

Armênio começou a trabalhar com nove anos na agricultura para ajudar com a casa na histórica cidade de Arouca. Ao chegar ao Brasil, encontrou emprego na padaria Florestal e hoje é dono dela! Ele acha divertido trabalhar na padaria, e nos domingos leva cada doce delicioso para sua casa e nós da família comemos de montão. Por trabalhar tanto lá no seu tempo livre não perde tempo para dar uma cochilada.

Armênio conheceu minha avó quando ela pegava o ônibus na frente da padaria e ficava bisbilhotando meu avô com um “ar” de paixão. Sua família atual é sua esposa Isaura, seus filhos Fatima, Rogério, Armênio e Alexandra, seus genros, noras e netos. Seus momentos preferidos com a família são quando fazemos viagens todos juntos, mas os lugares mais interessantes foram os parques da Disney em Orlando e Fátima em Portugal.

Os momentos mais marcantes e felizes da vida de Armênio, como muitos foram os nascimentos dos netos e dos filhos, mas, como muitos o momento mais triste da sua vida foi o bater as botas do pai. Após tudo o que viveu meu avô acha-se realizado e feliz com suas conquistas e sonhos completos. Depois de ficar aposentado quer continuar a vida descansando e curtindo os netos Carolina, Felipe, Giovana, Julia, Lucas, Mateus e Nicolas.

Lucas 001

Eu agradeço a todos os meus parentes principalmente meu avô que me deu afeto, carinho, amor, muita felicidade e que nunca vou parar de amar, por ter conquistado o maior pedaço do meu coração.

Marcado com:     , ,

1 comentário

Deixe seus comentários

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *