Luc de Luccia Souza
Minha avó tem muita calma para fazer as coisas como pintar, desenhar e fotografar. O que ela mais gosta de fazer é fotografar pássaros, desenhar e pintar. Ela sempre me fala que precisa de muita calma para não borrar o desenho. Para passarinhar, tirar foto de pássaro, ela tem que ter muito mais calma do que precisa para pintar. Isso porque o pássaro pode se assustar e voar e se Viviane perder o pássaro seria um “lifer – uma foto de um pássaro que você não tem no arquivo”- é como ela fala.
Viviane Paes De Barros de Luccia nasceu na cidade de Piracicaba no Estado de São Paulo. Como Piracicaba era uma cidade do interior, tranquila, não tinha muito carro, provavelmente por isso ela seja calma.
A primeira escola que frequentou foi estadual, Barão do Rio Branco. Várias de suas amigas estudavam na mesma classe e algumas moravam em sua rua. No recreio, ela pegava o seu estojo, oito folhas de papel e ficava desenhando.
A sua infância foi muito boa sempre à tarde ela batia na porta de todas as amigas chamando para brincar no quintal. As brincadeiras eram subir na Jabuticabeira e pegar todas as jabuticabas, enchiam quase dois potes enormes! Elas faziam outras coisas como andar de patinete, fazer casinhas para as bonecas, e outras coisas gostosas de criança do interior. As suas melhores amigas eram Laura, Maria, Bethe e Lelia que ela nunca esqueceu.
O momento mais frustrante que Viviane viveu foi muito assustador! Foi quando estava num pic nic e pisou no ninho de marimbondo. Ela saiu correndo, mas os marimbondos picaram seus pés inteiros. Ela teve que ir para o hospital ficou um monte de inchaços em toda a perna! Sua mãe ficou muito assustada o seu pai também, mas, ela melhorou!
O primeiro trabalho que Viviane teve foi numa escola estadual. Ela dava aulas de desenho e artes. Começou a trabalhar em 1973 com 25 anos. Trabalhar para Viviane era muito difícil porque ela não conseguia deixar os alunos sem falar! Só brincavam, a toda hora.
Toda a quinta- feira a mãe ia ter aula de cerâmica com a filha, no caso Viviane. Essa foi a lembrança mais marcante de sua vida. O lugar mais bonito que conheceu foi na França, na casa dos avós, ela achava a paisagem muito bonita. Seu momento mais Feliz foi quando os filhos nasceram. O momento mais triste de sua vida foi quando sua sogra morreu atropelada.
Minha avó é uma pessoa muita querida para mim. Eu gostei de escrever suas memórias. Conheci muitas coisas que eu não sabia sobre ela.
Deixe seus comentários