A Professora

Teo Pedroso Mattar

1

Ela se chama Maria Silvia Morais Mattar. Hoje ela tem 72 anos de idade e vive tranquila em um prédio no bairro da Vila Mariana, chamado edifício Camapuã. Mora na cidade de São Paulo.

A Segunda Guerra Mundial aconteceu entre 1939 a 1945. Maria nasceu na capital de São Paulo, no final do ano de 1943.

Essa brasileira teve uma vida simples e boa durante seus 3 a 6 anos, brincava muito e tinha bastante amigos na rua, no bairro e na escola, onde brincava por períodos intermináveis com seus colegas. As brincadeiras que gostava eram: roda, pular corda, pega-pega, esconde-esconde.

Seu sonho era ser professora, porque sempre se concentrava nas aulas e também adorava a dedicação das suas mestras. Seu segundo sonho era ter muitos filhos.

Era a mais velha dos seus irmãos, perturbava e incomodava à todos, escondendo seus brinquedos e também irritando-os.

O pai dela era o Idair e sua mãe era a Odete Seus quatro irmãos eram: Geraldo [falecido], Maria Helena, Maria da Graça e Caetano. Ela também se recorda das festinhas de aniversário e de carnaval. Iniciou as paqueras aos 14 anos de idade.

Também viajou por vários lugares e regiões diferentes do Brasil. Uma viagem que se recorda foi ter ido no trem que apelidaram de Maria Fumaça.

Ainda jovem descobriu a vocação de professora e deu aulas antes de fazer o Magistério.

Decidiu ser professora porque achava lindo ensinar. Sempre ajudou seus alunos e os irmãos a decorar verbos e tabuadas.

Seu pai Idair nasceu em Itapira, no interior de São Paulo. Veio estudar na capital e se hospedou numa pensão que pertencia a família de sua mãe. Foi aí que seus pais se conheceram, se apaixonaram e se casaram. Tiveram os cinco filhos.

Ela se casou com Anísio Mattar e teve quatro filhos: Patrícia, Alexandre, Fernando e Renata. Em seguida vieram os quatro netos: Lucas, Diego,Teo e Tomé; e um bisneto Ravi . Hoje ela é viúva e vive rodeada pelos filhos, genros e noras. Também gosta de se reunir sempre que possível com os irmãos, sobrinhos e amigos.

Uma frase que expressa sua vontade: “Desejo sempre ter saúde e espero que os mais novos percebam o quanto é importante ter uma vida saudável, de paz e amor”.

Marcado com:     , ,

Deixe seus comentários

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *