Por Pedro Rigobelo
A história que vou contar é da Maria Dolores Prestes d’Avila e Tucunduva, mais conhecida como Tia Benga e minha avó, nascida em Itapetininga, interior de São Paulo. Ela veio para São Paulo logo no ginásio (na época do 6º ao 9º ano se chamava ginásio) e ela era interna no colégio Des Oiseaux onde ela fez o ginásio e o colegial. Depois, minha avó prestou vestibular e entrou para a faculdade de línguas anglo germânicas e filosofia no Sedes Sapientiae que era da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Tia Benga tem inúmeras lembranças divertidíssimas. O pai dela tinha uma fazenda a 5 km da cidade, onde iam passar os finais de semana e as férias. Então ela andou muito a cavalo, corria pelos campos e tomava banho de rio. Foi uma fase muito gostosa, ela fazia casa nas mangueiras, montava nos bois, ajudava a marcar gado. A fazenda é muito grande e tem 750 alqueires. A fazenda é de gado leiteiro e de gado de corte, também de agricultura de cana de açúcar e de soja. A infância da minha avó na fazenda foi maravilhosa.
Tia Benga tem oito irmãos, ela era a mais velha e brincava muito. Ela morava em uma casa muito grande e com quintal e pomar com muitas árvores frutíferas. Brincava de casinha em cima das árvores, cavava buracos no chão e enchia de água para ela e os irmãos mergulharem na lama. Era uma coisa inacreditável! Subiam no telhado caçando raposas! Foi uma época maravilhosa para ela.
Realmente minha avó viveu muitos momentos emocionantes. Seu pai, meu bisavô, que jogou tênis até os 100 anos, era tenista e ela entrou em um campeonato de tênis feminino e ganhou a taça de prata da cidade como a melhor tenista da sua época. E quando ela era criança, na época da escola, adorava jogar ping-pong no grêmio de estudantes, feito um clube.
Esse conjunto de cafezinho ela recebeu de presente do seu tio no dia em que nasceu. Uma lembrança guardada com muito carinho.
Anos depois, minha avó casou com Raul Renato Cardozo de Mello Tucunduva Filho e teve dois filhos. Um deles é minha mãe Patricia que casou com Fabio e eu nasci, e o outro é Raul Renato, meu tio. Ele se casou com Lila, minha tia, e eles tiveram dois filhos: o Filipe e a Olivia, meus primos.
2 Comentários
Felipe Rapoport
28 de junho de 2016em 12:56Parabéns, Pedro. Seu texto ficou inigualável! Fiquei impressionado como sua vó tem jeito para esportes!
Enfim, seu texto está super legal!
Felipe Rapoport
29 de junho de 2016em 14:18Parabéns, Pedro! Seu texto está inigualável! Fiquei impressionado como sua vó leva jeito para esportes.