Memórias e lembranças da vida de Renata

Por Clara Cesnik P. de Souza

claraC-01

Vou falar das memórias de Renata Peçanha Lemes, que nasceu em Atibaia, no Hospital Novo Atibaia, e viveu toda sua infância e adolescência em Piracaia, uma pequena cidade no interior de São Paulo.

Ela cresceu vivendo com sua irmã mais nova, seu irmão mais velho e seus pais. Em sua infância, brincava muito na rua. Em dias de sol, andava de bicicleta e brincava de casinha com suas bonecas. Em dias de chuva, ela andava de bicicleta e nadava nas enxurradas.

Uma vez ela foi nadar na enxurrada com sua prima Mare, escondida de sua mãe e acabou ficando toda suja de lama. Foi escondida na casa de sua avó, lavou suas roupas e as vestiu sem secar. Ficou toda molhada.

Renata foi a escola com 6 anos de idade. Quando estava no primeiro ano, ela foi noivinha, mas só avisou sua mãe uma semana antes. Ainda bem que sua mãe não ficou brava e fez um lindo vestido a tempo, usando o tecido de seu próprio vestido de casamento!

claraC-02

Ela sempre teve cachorros e cavalos, desde pequena andava a cavalo. Uma vez, seu cavalo disparou e ela ficou pendurada. Seu pai veio correndo socorrer. Ainda bem que deu tudo certo. Ela tinha 12 anos.  

Tinha uma boneca Bate Palminha, que batia palminha de verdade, e ela a adorava. Tinha também uma máquina de costura, que costurava de verdade, mas seu cachorro comeu o fio. Ela brincou de boneca até os 14 anos!

Sua adolescência foi muito boa. Todos os dias depois da escola ela ia para um parquinho perto de sua casa, para brincar com seus muitos amigos e onde ficavam horas conversando.

Seu sonho era ser jogadora de vôlei, mas desistiu devido a sua altura. Ela não viajou muito com amigos, mas viajou.

Ela teve seu primeiro namorado com 15 anos.

Nunca gostou de estudar, mas fez três faculdades: Química e Biologia na Universidade de Bragança Paulista, e Arquitetura na FNC.

Seu grande ídolo era seu pai, apesar de nuca saber por quê.

Ela sempre praticou esporte. Jogava vôlei no time da cidade e fazia parte da equipe de atletismo da escola.

Seu primeiro trabalho foi numa loja de roupas infantis. Também foi professora de ciências e matemática, da 5ª a 8ª série. Para turmas do 1º colegial deu aulas de biologia. E para o 3º colegial, ensinou química.

Seu sonho é ter uma carreira de sucesso em Arquitetura.

Ela se casou e teve três filhos: eu, minha irmã mais nova e meu irmão do meio. Ela é importante para mim porque sempre me ajudou e eu a amo.

ClaraC-03

Marcado com:     , ,

1 comentário

Deixe seus comentários

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *