O artigo de opinião no ensino médio: onde estão os conectivos?

Isabel Fernandes

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de um estudo sobre conectivos (ou marcadores textuais) empregados para articular a argumentação no gênero artigo de opinião. Adotou-se como fundamentação teórica a perspectiva bakhtiniana, com apoio das reflexões sobre coesão elaboradas por Ingedore Koch e Maria Antónia Coutinho. A análise dos marcadores argumentativos usados em artigos de opinião de alunos do ensino médio, de um jornal diário e de uma revista para jovens, levou à percepção de que há grande incidência da justaposição, ou seja, coesão sem conectivos. Observou-se que a justaposição é uma estratégia argumentativa produzida discursivamente em artigos de opinião, ainda que propostas didáticas baseadas em gêneros enfatizem a importância do emprego dos marcadores em sua composição. Nesse sentido, os resultados podem vir a auxiliar outros educadores no ensino-aprendizagem do artigo de opinião para alunos de ensino médio, na medida em que a justaposição pode ser confundida com o desconhecimento do emprego de marcadores argumentativos pelos alunos. Os resultados indicam que o professor, ao trabalhar com a leitura e a produção de texto, possa considerar a coesão por justaposição entre as estratégias argumentativas, tendo em vista que ela incorporou-se ao estilo do gênero.

Palavras-chave


argumentação; artigo de opinião; coesão; ensino médio; justaposição.

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DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol2.n2.ano2012.art99

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