Clubes de leitura: a construção de sentidos em situações de leitura colaborativa

Andréa Schmitz-Boccia

Resumo


O artigo pretende mostrar como a leitura colaborativa, em uma abordagem dialógica, pode contribuir para a formação de hábitos leitores e para a construção mútua de sentidos de leitura. Para isso, observa o funcionamento de um clube de leitura de adultos da Grande São Paulo e reflete sobre a distância que há entre uma proposta de leitura colaborativa e o ensino da literatura na escola, quando realizado de forma inadequada. Em um ambiente que legitima o desejo de ler, em que o “pacto de leitura” contempla a possibilidade de criação de hipóteses interpretativas e em que o “diálogo entre pares” é favorecido em uma relação de interlocução equitativa, os leitores se percebem mais atentos, críticos e conscientes.

Palavras-chave


leitura colaborativa; clube de leitura; abordagem dialógica; escolarização da literatura.

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DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol2.n1.ano2012.art81

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