A emergência da Sociologia da Infância: rupturas conceituais no campo da Sociologia e os paradoxos da Infância na contemporaneidade
Resumo
Há pouco mais de uma década a sociologia tem mostrado maior interesse em estudar a infância, as crianças e suas relações com os demais grupos sociais. Em grande parte, este interesse não está isolado da sociedade em geral, visto que nos últimos anos temos assistido à emergência de um grande debate sobre as crianças e a infância, demonstrado pelas inúmeras discussões a seu respeito na mídia, assim como nas diversas ciências que passaram a contextualizála. Tomando como pressuposto que o fenômeno social da infância é influenciado pelas forças macroestruturais, o presente artigo tem como objetivo mostrar as mudanças conceituais no campo da Sociologia que possibilitaram a emergência da Sociologia da Infância, contribuindo para a sua difusão, além de mostrar que o interesse geral pelas crianças também oculta determinados paradoxos relacionados à infância, sobretudo no contexto das transformações sociais na contemporaneidade.
Palavras-chave
sociologia; infância; modernidade; infância contemporânea.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol2.n1.ano2012.art79
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