Reflexão crítica sobre as escolas bilíngues (português/inglês) de imersão e internacionais na cidade de São Paulo

Aline Nunes Möller, Maria Paula Zurawski

Resumo


A educação bilíngue é um assunto atual, que vem ganhando cada vez mais espaço na educação brasileira. O objetivo deste artigo é refletir sobre as escolas bilíngues (português/inglês) de imersão e internacionais, na cidade de São Paulo, por meio de tópicos muito explorados e relacionados a essa temática, tais como: o crescimento do número de escolas bilíngues, a definição de uma escola bilíngue, a legislação atual do Brasil em relação à regulamentação dessa modalidade de escola e o que é ser bilíngue, além de ponderar sobre a formação adequada de profissionais e a supervisão sistemática e periódica dos estabelecimentos de ensino. O resultado dessa pesquisa teórica permanece em aberto, principalmente em razão da falta de um padrão das escolas bilíngues, por carência de embasamento teórico, e, também, por causa do sigilo exigido pelas escolas em relação à metodologia.


Palavras-chave


bilinguismo; educação bilíngue; escola internacional; escola de imersão

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DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol7.n1.ano2017.art297

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