Reflexões acerca de um desenho de curso de Língua Inglesa à luz da complexidade: uma proposta inclusiva

Cynthia Fernanda Ferreira César

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar minhas reflexões acerca dos princípios norteadores de um desenho de curso de Língua Inglesa baseado no paradigma da complexidade que possam auxiliar professores de Língua Inglesa em suas práticas pedagógicas em salas de aula inclusivas. Uma reforma no pensamento, como afirma Morin (2008), pode ser um caminho para uma nova forma de aprender e ensinar. Assim sendo, pretendo discutir neste texto a relação do paradigma da complexidade com a elaboração de um desenho de curso de Língua Inglesa que atenda a proposta vigente da inclusão escolar. Para isso, recorrerei à proposta de metodologia de projetos de Behrens (2006) e ao enfoque complexo globalizador de Zaballa (2002). Dessa forma, este artigo tem a intenção de colaborar com a área de formação de professores de Língua Inglesa que atuarão ou atuam em salas de aulas inclusivas.


Palavras-chave


Complexidade; Inclusão educacional; Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa

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DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol7.n1.ano2017.art295

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