O processo de alfabetização realizado na Escola da Ponte: relato de uma experiência reveladora

Mayara Rodrigues

Resumo


O presente trabalho constitui-se em um relato de experiência em um espaço de aprendizagem do Núcleo de Iniciação na Escola Básica da Ponte, em Portugal. O foco foi dado no processo de alfabetização desenvolvido e suas particularidades. Tendo seus princípios pedagógicos
alicerçados em valores como solidariedade, responsabilidade e democraticidade, a Escola da Ponte orienta sua prática escolar em formar cidadãos criativos e autônomos, capazes de transformar positivamente o meio onde vivem. Nesse sentido, qual seria a importância e o espaço dado para o processo de alfabetização em uma escola onde se são pregados a não seriação e a mistura de faixas etárias? A busca por essa resposta possibilitou a compreensão das diferentes dinâmicas que permeiam o cotidiano escolar da Escola da Ponte e que influenciam diretamente o desenvolvimento da autonomia e a ampliação da visão de mundo de cada aluno que ali estuda.

Palavras-chave


Escola da Ponte; Alfabetização; Autonomia.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol6.n1.ano2016.art265

Apontamentos

  • Não há apontamentos.