Observar as crianças para integrar saúde e educação

Damaris Gomes Maranhão, Tatiana Melo Santos, Fabiana Santos Rodrigues Coimbra, Debora Renata Clemente, Elaine Matos Barros

Resumo


Documentos e programas reiteram a necessária integração dos cuidados com saúde e educação da primeira infância. O objetivo deste estudo foi integrar as perspectivas de profissionais da saúde e da educação na análise de elementos facilitadores e/ou dificultadores do processo de construção do protagonismo da criança no cuidado de si e do outro. Trata-se de um estudo observacional e de análise de vídeos, com foco nas cenas de cuidados com as crianças de cinco creches. Observar o protagonismo da criança no processo de cuidado mediado pelo professor e as brincadeiras de cuidado entre as crianças evidenciou-se como uma eficaz estratégia formativa e de ampliação do olhar de profissionais de campos complementares para integrar saúde e educação.

Palavras-chave


cuidado da criança; educação infantil; saúde; integralidade em saúde

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DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol5.n2.ano2015.art214

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