Formação de educadores com foco na reflexão do cotidiano escolar

Maria Emiliana Lima Penteado

Resumo


O cotidiano escolar é ideologicamente constituído e reproduz comportamentos e discursos culpabilizantes do fracasso escolar. O objetivo deste estudo é apresentar o processo de constituição de uma proposta específica de formação em serviço com ênfase na reflexão do cotidiano escolar a partir de práticas pedagógicas. A base teórico-metodológica é a Psicologia Sócio-Histórica. Utilizaram-se documentos e entrevistas reflexivas (SZYMANSKI, 2011) para produção dos dados e, na análise, os “núcleos de significação” (AGUIAR & OZELLA, 2006, 2013). Os resultados revelaram que dar visibilidade a trabalhos bem sucedidos e criar espaço para discutir a realidade escolar possibilitaram valorizar os educadores, pensar coletivamente nos impedimentos de outros seguirem em direção parecida e, ainda, implicaram na tentativa de superar a dicotomia entre teoria e prática, a fim de se alcançar a práxis.

Palavras-chave


Formação em serviço; Cotidiano escolar; Práxis

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DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol4.n2.ano2014.art171

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