Integração universidade e escola pelo Pibid: uma análise das ações formativas de supervisores aos licenciandos

Sílvia Matsuoka, Gláucia Signorelli

Resumo


Este artigo apresenta resultados da investigação acerca de um dos objetivos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid, a integração entre universidades e escolas públicas. Nesse estudo, os supervisores, responsáveis pelo acompanhamento de licenciandos na inserção à realidade escolar, são considerados elementos chave para o desenvolvimento da integração. O problema observado foi a falta de orientação nos documentos oficiais que regulamentam o programa para a função desses supervisores. Dessa forma, objetivou-se descobrir como as ações formativas por parte dos supervisores se desenvolvem na relação com os licenciandos, quais recursos os ajudam a exercer a função de co-formadores no processo de formação e de inserção dos licenciandos à realidade escolar. Os dados foram coletados por meio de análise documental da Portaria 096/13 do Pibid, de entrevistas com supervisores e de grupos de discussão com alunos de cursos de licenciatura de diferentes áreas, de três universidades. O referencial teórico está fundamentado nas teorias de Mikhail Bakthin e Vygotsky acerca do dialogismo e da mediação, respectivamente, e em Zeichner (2010), Nóvoa (2009), Canário (2001), Zabalza (2004), que discorrem sobre as práticas de formação de professores. Um dos resultados importantes nessa investigação foi compreender como a relação dialógica e a mediação contribuem para que as ações formativas das supervisoras para as licenciandas se transformem em reflexões ressignificadoras de experiências teórico-práticas.


Palavras-chave


PIBID; Integração universidade e escola; Ações formativas das supervisoras

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DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol3.n2.ano2013.art132

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