O PIBID enquanto potencialidade para ressignificar a formação inicial

Luciane Weber Baia Hees

Resumo


Esta pesquisa é o resultado de discussões sobre a formação inicial dos professores. A formação é um desafio para as políticas educacionais apesar das propostas de reformas curriculares. A pesquisa teve como objetivo identificar elementos no Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) que articulem teoria e prática na formação inicial e na inserção de professores na docência. O Pibid é um projeto que faz parte da formação inicial dos docentes, incentivando a investigação e a construção de práticas adequadas. A metodologia da pesquisa foi Grupo de Discussão. Esse grupo têm sido utilizado para explorar as percepções dos sujeitos sobre diversas questões. Para Morgan (1990), é um método para estudar o ‘porquê’ e ‘o quê’ nas perspectivas dos participantes. É uma metodologia que pretende aproveitar ao máximo a possibilidade de explorar hipóteses, descobrir os pontos de vista e levantar dados sobre os assuntos que estão sendo explorados (BOWLING, 1997). Os componentes do grupo de discussão foram 18 alunas dos cursos de licenciaturas que participam do Pibid. Através desta análise, buscamos identificar o que consideramos nosso problema de pesquisa: Como a prática através do Pibid pode ressignificar a teoria na formação inicial? Concluímos que o Pibid pode ser uma das maneiras para favorecer a relação entre teoria e prática na formação inicial, assim como, permitir que exista um espaço no qual os futuros professores e professoras identifiquem e discutam suas práticas, favorecendo, dessa forma, o desenvolvimento de uma cultura colaborativa para diminuir as dificuldades enfrentadas pelos professores iniciantes.


Palavras-chave


teoria e prática; Pibid; formação inicial

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DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol3.n2.ano2013.art129

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