Estudo do meio em Campos do Jordão: um trabalho interdisciplinar e metacognitivo na formação inicial de professores

Adriano Monteiro de Castro, Isabel Porto Filgueiras, Magda Medhat Pechliye, Rosana dos Santos Jordão

Resumo


O presente trabalho relata a proposta de um estudo do meio interdisciplinar e metacognitivo realizado na formação inicial de professores. Os objetivos centrais eram que os licenciandos reconhecessem o estudo do meio como um importante componente curricular para o desenvolvimento da interdisciplinaridade, exercitassem atividades metacognitivas, desenvolvessem autonomia na escolha de temas passíveis de serem abordados na escola básica e delimitassem problemas gerados por projetos coletivos de ensino. Desejávamos, também, sensibilizar os alunos para a percepção das condições concretas necessárias à realização de um estudo do meio. Foram montados grupos mistos compostos por integrantes dos cursos de Ciências Biológicas e Educação Física. A tarefa desses grupos era, a partir de um estudo do meio proposto pela universidade, elaborar um projeto de estudo do meio para a escola básica. Consideramos o trabalho inovador principalmente por sua natureza metacognitiva. Os alunos vivenciaram um estudo do meio e refletiram sobre sua própria aprendizagem na ocasião e sobre o potencial de ensino desse tipo de atividade na escola básica. O trabalho permitiu a integração entre teoria e prática, na medida em que temas complexos como a interdisciplinaridade, a aprendizagem por projetos e o próprio estudo do meio, que costumam ser abordados a partir de referenciais teóricos, puderam ser vivenciados. Além de conceitos e procedimentos, a experiência possibilitou o trabalho com conteúdos atitudinais, pois a convivência com o diferente e a exigência de saber ouvir, negociar, planejar conjuntamente e administrar conflitos em prol do atendimento dos objetivos comumente estabelecidos estavam presentes.

Palavras-chave


estudo do meio; formação inicial de professores; interdisciplinaridade

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DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol2.n2.ano2012.art101

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