Livros, Crianças e Jovens: Teoria, Mediação e Crítica

A experiência de alteridade que a leitura literária pode proporcionar é fator importante na construção de relações humanas mais justas. Do mesmo modo, a formação de leitores críticos é imprescindível para a constituição de uma sociedade democrática. Por isso, torna-se cada vez mais urgente a abertura de novos e arejados espaços de interlocução qualificada entre os sujeitos que atuam nesse processo, em diversos contextos sociais. A proposta do curso é proporcionar, por meio de discussões abrangentes e aprofundadas sobre a formação do leitor literário, uma reflexão ancorada principalmente em três áreas do conhecimento: a teoria literária, a mediação da leitura e a crítica especializada. Para isso, serão incorporadas à discussão questões relevantes, como as concepções de infância, as pesquisas didáticas em torno da mediação da leitura, a história da literatura produzida para crianças e jovens no Brasil e as políticas públicas de promoção da leitura.

Disciplinas

As ementas completas das disciplinas serão oferecidas aos alunos matriculados no curso. A seguir, uma breve relação dos temas e conteúdos a serem tratados em cada uma delas.

 

A crítica literária e os livros para crianças e jovens

  • Análises críticas de livros para crianças e jovens: como são construídas;
  • Critérios de avaliação de obras literárias;
  • Estratégias de comparação no estabelecimento de um ponto de vista crítico;
  • Tensões entre crítica e mercado editorial.

 

 As relações entre texto e imagem no livro infantil

  • O papel histórico das imagens no livro infantil;
  • As ilustrações em distintos gêneros literários;
  • O livro-imagem e o livro-álbum hoje: concepções e mediações.
  • A imagem nos livros informativos.

 

 Das narrativas clássicas aos contos contemporâneos

  • Mitos, contos clássicos e contos de fadas;
  • Tradição e ruptura;
  • Narratividade;
  • Literatura e transgressão;
  • Conto e a leitura na contemporaneidade.

 

 Didática do ensino superior

  • Concepção construtivista de docência;
  • A didática como disciplina articuladora;
  • Características e desafios do Ensino Superior;
  • A multidimensionalidade do processo de ensino e aprendizagem.

 

 História do livro e da literatura infantil e juvenil no Brasil

  • Origens da literatura infantil e juvenil;
  • Literatura e concepção de infância;
  • O utilitário e o poético na literatura infantil e juvenil;
  • A constituição do autor de livro infantil;
  • Perspectivas da produção literária contemporânea destinada a esse público.

 

 Introdução aos estudos literários

  • Literatura e desdobramentos conceituais (cultura, gênero, leitor, autor, narrador, crítico);
  • Literatura e sociedade;
  • Especificidades do literário, representação e representações;
  • Correntes críticas.

 

 Metodologia de pesquisa

  • Ciência, pesquisa e pós-graduação;
  • Pesquisas empíricas e teóricas;
  • Métodos de pesquisa qualitativa;
  • Diretrizes para elaboração de uma monografia científica.

 

 Poesia: a infância da linguagem

  • Ciência, pesquisa e pós-graduação;
  • Pesquisas empíricas e teóricas;
  • Métodos de pesquisa qualitativa;
  • Diretrizes para elaboração de uma monografia científica.

 

Políticas públicas de promoção da leitura para crianças e jovens

  • Políticas públicas para o livro, leitura e biblioteca no Brasil: histórico e atualidade;
  • Panorama das políticas públicas de leitura em alguns países da América Latina e Europa;
  • Das políticas públicas à formação do leitor: desafios e contribuições.

 

 Práticas de leitura literária na escola I (Educação Infantil) e II (Ensino Fundamental)

  • A construção de uma comunidade de leitores de literatura na escola;
  • Organização de espaços de leitura;
  • As diferentes modalidades organizativas para promover o encontro das crianças com o literário.
  • Comportamentos leitores, propósitos e expectativas de leitura;
  • As práticas de ler e contar histórias: especificidades;
  • Os critérios de seleção de livros e as conversas apreciativas;
  • Diferentes modalidades de leitura na escola: leitura pelo professor, leitura compartilhada, leitura pelo aluno, sessões simultâneas de leitura.

Corpo docente

Cristiane Tavares – coordenadora e docente

Bel Santos Mayer

Carlos Pires

Denise Guilherme

Érica de Faria Dutra

Geruza Zelnys

Lenice Bueno

Odilon Moraes (convidado)

Patrícia da Silva Sampaio

Renato Moriconi (convidado)

Sandra Medrano

Depoimentos

luisa-setton“Acredito que a escolha por trazer uma composição que mescla teoria, mediação e crítica resultou em um curso que toca a literatura de diversos modos, fazendo-nos refletir sobre como essas abordagens estão presentes em nossas experiências no dia a dia: seja na condução de uma roda literária ou na escolha de um livro dentre as muitas opções das livrarias. Chama atenção a disposição das professoras, sempre prontas a perceber as demandas do grupo com uma escuta atenta.” (Luisa Setton, 28, educadora. Luisa é aluna do curso de pós-graduação Livros, Crianças e jovens: teoria, mediação e crítica, do Instituto Vera Cruz.)

 

 

luciana-gomes“Fazer a pós-graduação Livros, Crianças e jovens: teoria, mediação e crítica é, para mim, aproximar-se com intimidade da literatura, estudar as práticas leitoras, exercitar o pensamento crítico sobre a interação das crianças e dos jovens com os livros. É, também, explorar um universo que possibilita inovar o nosso olhar como leitor, mediador, professor e investigador.  A minha atuação se renova!” (Luciana Gomes, 34, professora. Luciana é aluna do curso de pós-graduação Livros, Crianças e jovens: teoria, mediação e crítica, do Instituto Vera Cruz.)

 

 

foto-nova“O curso Livros, Crianças e jovens: teoria, mediação e crítica está sendo uma ótima experiência profissional e pessoal! Temos professoras muito experientes e dedicadas, que nos oferecem suporte teórico e, principalmente, discutem questões práticas de mediação de leitura. A composição da turma também é muito interessante, pois temos contato com pessoas que atuam em diversas áreas do conhecimento, e podemos refletir sobre nossas práticas de uma forma bastante ampla.” (Janaína Lima, 26, professora de Literatura. Janaína é aluna do curso de pós-graduação Livros, Crianças e jovens: teoria, mediação e crítica, do Instituto Vera Cruz.)

 

 

janette-tavano“O curso Livros, crianças e jovens: teoria, mediação e crítica tem sido muito importante para o meu trabalho atual, como editora de livros infantojuvenis. Como tenho uma formação em jornalismo, sentia falta de um mais conhecimento em teoria literária, em história da literatura infantil no Brasil e em uma bibliografia específica. Além disso, as aulas e palestras promovidas pelo curso proporcionam discussões muito interessantes sobre o assunto, já que o grupo de professores e o de alunos são formados por pessoas que atuam em diferentes áreas.” (Janette Tavano, 49, editora. Janette é aluna do curso de pós-graduação Livros, Crianças e jovens: teoria, mediação e crítica, do Instituto Vera Cruz.)

 

lurdinha-martins“Eu precisava me aprofundar e ter um estudo mais direcionado para a literatura, para além das minhas leituras pessoais. Foi quando surgiu a oportunidade de fazer o curso Livro, crianças, jovens: teoria, mediação e crítica, do Instituto Vera Cruz. Nesse primeiro ano, pude ter uma visão da teoria literária, olhar para o livro infantil e para a mediação, de modo a entender mais o assunto, ampliar e acrescentar conhecimentos que muito têm ajudado no meu fazer profissional. Além do conteúdo do curso, as atividades complementares oferecidas – mesa sobre poesia para crianças, encontro com autores – têm sido oportunidades únicas.” (Lurdinha Martins, 58, formadora de professores. Lurdinha é aluna do curso de pós-graduação Livros, Crianças e jovens: teoria, mediação e crítica, do Instituto Vera Cruz.)