Gestão Pedagógica e Formação em Educação Infantil

Processo seletivo 2018

Opções de data da prova:

. Sábado, 21 de outubro, das 9h00 às 12h00

. Sábado, 25 de novembro, das 9h00 às 12h00

. Sábado, 9 de dezembro, das 9h00 às 12h00

Valor da inscrição: R$ 120,00

Perguntas frequentes

. Como faço a inscrição para o processo seletivo dos cursos de pós-graduação?
As inscrições são realizadas exclusivamente pelo site www.veracruz.edu.br/instituto.

. Até quando posso me inscrever no processo seletivo?
As inscrições podem ser realizadas até 19/10/2017, para a opção de prova no dia 21/10/2017; até 23/11/2017, para a opção de prova no dia 25/11/2017; e até 07/12/2017, para a opção de prova no dia 09/12/2017.

. Qual o local de prova?
Todas as provas serão realizadas no Instituto Vera Cruz (Rua Baumann, 73, no bairro Vila Leopoldina, em São Paulo). Está localizado próximo à estação Imperatriz Leopoldina, da CPTM.

. Há estacionamento no local?
Não há estacionamento, mas há vagas na rua e estamos perto da estação Imperatriz Leopoldina da CPTM.

. Qual o melhor horário para eu chegar ao local da prova?
O candidato deverá estar no local de realização das provas com antecedência de meia hora.

. Que tipo de material posso levar para fazer a prova?
Somente uma caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha.

. O que não é permitido levar ou usar no local de prova?
Não será permitido ao candidato, no local de realização de provas e durante a aplicação destas, portar aparelhos eletrônicos (telefone celular, relógio, agenda eletrônica, notebook, receptor, gravador, calculadora) que possibilitem comunicação ou consulta. O descumprimento dessa determinação implicará advertência ou eliminação do candidato. O Instituto Vera Cruz não se responsabilizará pela guarda e manutenção de qualquer aparelho ou equipamento pertencente ao candidato.

. Caso tenha sido roubado ou perdido o meu documento de identidade e/ou comprovante de inscrição, como devo proceder?
Você poderá apresentar qualquer documento original com foto. Se não tiver, faça um boletim de ocorrência (B.O.) e providencie uma segunda via do documento de identidade.

. Caso eu não consiga comparecer no dia da prova, como devo proceder?
Entre em contato com a Secretaria de Atendimento do Instituto, pelo telefone (11) 3838-5992 ou pelo email instituto@veracruz.edu.br.

. Poderei entrar com recurso contra o resultado da prova?
Não. O processo seletivo dos cursos de pós-graduação tem formato e características próprias para cada curso. Assim, não serão aceitos recursos após a divulgação do resultado do processo seletivo.

. Sou portador de necessidades especiais, necessito de espaço apropriado no dia da prova. Como proceder?
O candidato portador de deficiência, com comprovada necessidade de atendimento especial, de acordo com a lei n. 7.853, de 24/10/1989 e o art. 27, incisos i e ii do decreto 3.298, de 20/12/1999, poderá solicitar com 10 (dez) dias de antecedência, condição especial para a realização das provas, mediante preenchimento de requerimento para atendimento diferenciado, disponível na Secretaria Acadêmica do Instituto Vera Cruz. O candidato portador de deficiência, solicitante de tratamento diferenciado, deverá anexar ao formulário de requerimento um laudo médico, com indicação do tipo de deficiência do qual é portador e com especificação de suas necessidades quanto ao atendimento personalizado. No requerimento, deverá constar o nome do médico que forneceu o atestado, telefone para contato e o CRM do profissional.

. Existe um número mínimo de inscritos para abrir turma?
Sim, 30 alunos.

. E se não se alcançar esse número mínimo para abrir turma e eu já tiver me matriculado?
Nesse caso, o candidato poderá requerer a restituição do valor integral pago no ato da matrícula.

. Posso cancelar a matrícula depois de paga?
A desistência da matrícula deverá ser formalizada por meio de requerimento próprio da IES, até 2 dias antes do início das aulas, e será restituído 70% do valor pago na matrícula.

. Se eu não for aprovado, posso fazer a prova novamente em outra data?
Não. Você deverá candidatar-se para próximos processos seletivos no Instituto Vera Cruz.

. Posso fazer a inscrição para um curso de pós-graduação e depois mudar de curso?
Excepcionalmente no caso de não se formar turma no curso escolhido, o candidato poderá optar por outro curso, desde que haja vagas disponíveis e que o resultado da sua prova seja satisfatório para cursar a outra pós-graduação de interesse, decisão tomada pela Coordenação da Comissão do Processo Seletivo.

Disciplinas

Questões emergentes na educação e desenvolvimento infantil

  • Educar e cuidar na educação infantil – funções da educação de crianças de zero a seis anos em instituições, definições recentes e parâmetros para avaliação da qualidade da educação infantil em creches e pré-escolas. Estudo da Legislação.
  • Infância e cultura – caminhos para o desenvolvimento da criança apontados por estudos de Psicologia do Desenvolvimento, de Psicolinguística e de Sociologia da Infância.
  • Do que se trata quando se fala de direito da criança à infância?

Ambientes de aprendizagem

  • Gestão dos ambientes na Educação Infantil: tempo, espaço, interações e funcionalidade.
  • Rotinas da Educação Infantil.
  • Planejamento.
  • Indicadores de qualidade: uma visão ecológica da aprendizagem.

O trabalho pedagógico com crianças de 0 a 3 anos

  • A especificidade do desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos e suas possibilidades de aprendizagens, o papel da interação adulto/criança e criança/criança, a aquisição de linguagem e a constituição do sujeito, o movimento e a sensorialidade e o conceito de atividade exploratória, o surgimento do faz-de-conta.
  • O currículo de educação infantil para a criança de 0 a 3 anos: a rotina e as oportunidades para a vivência de experiências significativas e integradas nos diferentes campos de experiência, considerando a globalidade da experiência da criança; instrumentos de observação, registro de situações de aprendizagem envolvendo os diferentes campos de experiências na educação infantil e análise de interações de crianças.

O trabalho pedagógico com crianças de 4 e 5 anos

  • A criança: concepção de infância; teorias do desenvolvimento da criança: o papel do jogo no desenvolvimento infantil; ideias infantis sobre a matemática, a escrita, as linguagens artísticas e a ciência.
  • O cotidiano da educação infantil; instrumentos de observação, registro de situações de aprendizagem envolvendo as diversas linguagens presentes na educação infantil e análise de interações de crianças.
  • O currículo de educação infantil: a rotina, as atividades permanentes, sequências e projetos didáticos. Adaptações curriculares para atender à criança de 6 anos no 1º ano do Ensino Fundamental.

Saúde e qualidade de vida na Educação Infantil

  • Qualidade de vida e promoção a saúde na educação infantil. Indicadores e políticas de saúde. Serviços e redes de proteção à infância em situação de risco à integridade psicofísica.
  • O cuidado da infância na família, nos serviços de saúde, de educação e de assistência social: análise de uma perspectiva histórica, antropológica e sanitária.
  • Peculiaridades da organização, das atitudes e dos procedimentos de cuidados infantis em ambiente de educação infantil: analise crítica de modelos nacionais e internacionais. O processo de compartilhar cuidados e educação infantil – relações entre serviços, profissionais e famílias.
  • Precauções padronizadas, protocolos de atendimento e critérios de exclusão temporária do ambiente de educação infantil para evitar disseminação de infecções: analise crítica das recomendações internacionais, nacionais e regionais. Construção de indicadores para avaliação de ambientes saudáveis para a infância.

Didática do Ensino Superior e metodologia de formação de profissionais em Educação Infantil

  • A mediação da aprendizagem do trabalho docente.
  • Diretrizes curriculares do Curso de Pedagogia.
  • Modelos de Currículos de formação docente.
  • Planejamento de diferentes trajetos formativos.
  • Instrumentos teórico-metodológicos de formação docente na área de Educação Infantil.

 

Avaliação da e na Educação Infantil (21 horas)

  • A avaliação nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
  • Princípios, Critérios e Instrumentos de acompanhamento do desenvolvimento das crianças na Educação Infantil.

Metodologia da formação

  • Modelos teórico-metodológicos.
  • Oficina de elaboração de monografia.

Corpo docente

Profa. Dra. Zilma de Moraes Ramos de Oliveira – coordenadora e docente

Profa. Dra. Marisa Vasconcelos Ferreira – coordenadora e docente

Profa. Dra. Damaris Gomes Maranhão

Profa. Ma. Ana Lúcia Antunes Bresciane

Profa. Ma. Andréa Luize 

Profa.  Ma. Maria Paula Vignola Zurawski

Profa. Ma. Maria Teresa Venceslau de Carvalho

Profa. Ma. Maria Virgínia Gastaldi