Gestão Pedagógica e Formação em Educação Infantil

Processo seletivo 2018

Opções de data da prova:

. Sábado, 21 de outubro, das 9h00 às 12h00

. Sábado, 25 de novembro, das 9h00 às 12h00

. Sábado, 9 de dezembro, das 9h00 às 12h00

. Segunda-feira, 22 de janeiro, das 19h00 às 22h00

. Segunda-feira, 19 de fevereiro, das 19h00 às 22h00

Valor da inscrição: R$ 120,00

Perguntas frequentes

. Como faço a inscrição para o processo seletivo dos cursos de pós-graduação?
As inscrições são realizadas exclusivamente pelo site www.veracruz.edu.br/instituto.

. Até quando posso me inscrever no processo seletivo?
As inscrições podem ser realizadas até 19/10/2017, para a opção de prova no dia 21/10/2017; até 23/11/2017, para a opção de prova no dia 25/11/2017; e até 07/12/2017, para a opção de prova no dia 09/12/2017.

. Qual o local de prova?
Todas as provas serão realizadas no Instituto Vera Cruz (Rua Baumann, 73, no bairro Vila Leopoldina, em São Paulo). Está localizado próximo à estação Imperatriz Leopoldina, da CPTM.

. Há estacionamento no local?
Não há estacionamento, mas há vagas na rua e estamos perto da estação Imperatriz Leopoldina da CPTM.

. Qual o melhor horário para eu chegar ao local da prova?
O candidato deverá estar no local de realização das provas com antecedência de meia hora.

. Que tipo de material posso levar para fazer a prova?
Somente uma caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha.

. O que não é permitido levar ou usar no local de prova?
Não será permitido ao candidato, no local de realização de provas e durante a aplicação destas, portar aparelhos eletrônicos (telefone celular, relógio, agenda eletrônica, notebook, receptor, gravador, calculadora) que possibilitem comunicação ou consulta. O descumprimento dessa determinação implicará advertência ou eliminação do candidato. O Instituto Vera Cruz não se responsabilizará pela guarda e manutenção de qualquer aparelho ou equipamento pertencente ao candidato.

. Caso tenha sido roubado ou perdido o meu documento de identidade e/ou comprovante de inscrição, como devo proceder?
Você poderá apresentar qualquer documento original com foto. Se não tiver, faça um boletim de ocorrência (B.O.) e providencie uma segunda via do documento de identidade.

. Caso eu não consiga comparecer no dia da prova, como devo proceder?
Entre em contato com a Secretaria de Atendimento do Instituto, pelo telefone (11) 3838-5992 ou pelo email instituto@veracruz.edu.br.

. Poderei entrar com recurso contra o resultado da prova?
Não. O processo seletivo dos cursos de pós-graduação tem formato e características próprias para cada curso. Assim, não serão aceitos recursos após a divulgação do resultado do processo seletivo.

. Sou portador de necessidades especiais, necessito de espaço apropriado no dia da prova. Como proceder?
O candidato portador de deficiência, com comprovada necessidade de atendimento especial, de acordo com a lei n. 7.853, de 24/10/1989 e o art. 27, incisos i e ii do decreto 3.298, de 20/12/1999, poderá solicitar com 10 (dez) dias de antecedência, condição especial para a realização das provas, mediante preenchimento de requerimento para atendimento diferenciado, disponível na Secretaria Acadêmica do Instituto Vera Cruz. O candidato portador de deficiência, solicitante de tratamento diferenciado, deverá anexar ao formulário de requerimento um laudo médico, com indicação do tipo de deficiência do qual é portador e com especificação de suas necessidades quanto ao atendimento personalizado. No requerimento, deverá constar o nome do médico que forneceu o atestado, telefone para contato e o CRM do profissional.

. Existe um número mínimo de inscritos para abrir turma?
Sim, 30 alunos.

. E se não se alcançar esse número mínimo para abrir turma e eu já tiver me matriculado?
Nesse caso, o candidato poderá requerer a restituição do valor integral pago no ato da matrícula.

. Posso cancelar a matrícula depois de paga?
A desistência da matrícula deverá ser formalizada por meio de requerimento próprio da IES, até 2 dias antes do início das aulas, e será restituído 70% do valor pago na matrícula.

. Se eu não for aprovado, posso fazer a prova novamente em outra data?
Não. Você deverá candidatar-se para próximos processos seletivos no Instituto Vera Cruz.

. Posso fazer a inscrição para um curso de pós-graduação e depois mudar de curso?
Excepcionalmente no caso de não se formar turma no curso escolhido, o candidato poderá optar por outro curso, desde que haja vagas disponíveis e que o resultado da sua prova seja satisfatório para cursar a outra pós-graduação de interesse, decisão tomada pela Coordenação da Comissão do Processo Seletivo.

. O Instituto Vera Cruz oferece bolsas de estudo para este curso?
Sim, para este curso são oferecidas 10 bolsas de desconto de 25% no valor da mensalidade. As bolsas são destinadas a profissionais da rede pública e de redes conveniadas e são concedidas por ordem de chegada da inscrição.

Disciplinas

Questões emergentes na EI

A disciplina debate as funções da educação de crianças de zero a seis anos em instituições da Educação Infantil, recuperando concepções recentes sobre currículo, direitos de aprendizagem e qualidade da educação em creches e pré-escolas. As ideias de interação, brincadeira e campos de experiências trazidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e pela Base Nacional Comum Curricular são objeto de estudo, assim como o desenvolvimento da criança do nascimento até seis anos.

 Saúde e qualidade de vida

O curso discute o cuidado da criança na família e nos serviços de saúde, educação e assistência social, a partir de uma perspectiva histórica, antropológica e sanitária. Reflete sobre as peculiaridades da organização, das atitudes e dos procedimentos de cuidados infantis em ambiente de Educação Infantil, destacando as relações entre serviços, profissionais e famílias. Investe ainda na construção de indicadores para avaliação de ambientes saudáveis para a infância.

Ambientes de aprendizagem para os bebês

O trabalho pedagógico com bebês (crianças de zero a dois anos) requer que se estude as características e especificidades dessa faixa etária, momento de vida em que se efetivam conquistas fundamentais em diferentes áreas do desenvolvimento, a partir da participação dos bebês em ambientes ricos de experiências promotoras de aprendizagem. O curso contextualiza a importância do outro com quem o bebê ou a criança bem pequena se relacionam e a importância da qualidade dessas relações e analisa a rotina institucional e as oportunidades para a vivência na instituição de práticas culturais significativas e integradas em diferentes campos de experiências, como as diferentes linguagens e a relação com o outro e consigo mesmo.

Ambientes de aprendizagem para as crianças

A reflexão sobre como a história da Educação Infantil tem evidenciado concepções de ambientes de aprendizagem e desenvolvimento que refletem visões diversificadas de crianças e sua educação. A partir de uma compreensão de ambiente como sistema relacional complexo e de que as crianças possuem direitos de aprendizagem a serem garantidos na Educação Infantil, a disciplina discute a organização de tempos, espaços e experiências que favoreçam aprendizagens significativas das crianças sobre si e sobre o seu meio social e cultural, a partir de interações e brincadeiras.

Metodologia de Pesquisa

A disciplina objetiva apoiar a/o aluna/o no desenvolvimento de um pré-projeto de pesquisa, que deverá ser desenvolvido quando da realização da monografia. Para tanto, percorre diferentes momentos da atividade de pesquisa, desde a delimitação de um tema e recorte de estudo até a definição de uma metodologia de investigação.

Experiências com práticas de linguagem e construção de conhecimento

Serão discutidos os processos iniciais de apropriação da linguagem verbal em práticas pedagógicas com crianças de zero a seis anos, tendo como propósito entender o vínculo entre essas práticas, as situações de uso social da linguagem e a construção pela criança de conhecimentos sobre o mundo e sobre si, a partir de interações e brincadeiras criadas no contexto de propostas que considerem as características das crianças pequenas como falantes, ouvintes, leitores e escritores, ampliando sua inserção na cultura letrada.

Experiências com teatro, música, artes visuais e corporeidade

A disciplina tem como objetivo refletir sobre o corpo da criança, que não é apenas um corpo biológico, físico, natural, mas um corpo cultural e integrado, instrumento de ludicidade, interação e aprendizagem.  Também propõe e problematiza possibilidades de trabalho com o corpo na Educação Infantil, dentro de uma perspectiva sócio-histórica, considerando as experiências das crianças pequenas com a dança, teatro, música e as artes visuais.

Metodologia do Ensino Superior – a especificidade da formação docente

A disciplina busca debater aspectos da formação inicial e continuada de professores a partir de diferentes pressupostos, orientando-se por processos de ressignificação de práticas pedagógicas e de ações voltadas à melhoria da qualidade da Educação Infantil. Também busca refletir sobre os processos de constituição dos saberes docentes, ou seja, de como se aprende a ser professor/a.

Práticas de registro e avaliação

A disciplina tem como propósito refletir sobre os desafios de avaliar hoje no contexto da EI: realizar uma avaliação que não seja excludente, mas centrada na criança, e que viabilize o seu desenvolvimento e sirva como referência para aprimorar a prática educativa. Serão abordadas práticas de registro e documentação, considerando o papel dos ambientes na mediação do desenvolvimento das crianças.

Monografia

Desenvolvimento do trabalho monográfico, abordando recorte de tema trabalhado nas disciplinas do curso.

Corpo docente

Clique no nome para visualizar o currículo.

Profa. Dra. Zilma de Moraes Ramos de Oliveira – coordenadora e docente

Profa. Dra. Marisa Vasconcelos Ferreira – coordenadora e docente

Profa. Dra. Damaris Gomes Maranhão

Profa. Ma. Ana Lúcia Antunes Bresciane

Profa. Ma. Andréa Luize 

Profa.  Ma. Maria Paula Vignola Zurawski

Profa. Ma. Maria Teresa Venceslau de Carvalho

 

Vídeos