Gestão Pedagógica e Formação em Educação Infantil

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Disciplinas

Questões emergentes na educação e desenvolvimento infantil

  • Educar e cuidar na educação infantil – funções da educação de crianças de zero a seis anos em instituições, definições recentes e parâmetros para avaliação da qualidade da educação infantil em creches e pré-escolas. Estudo da Legislação.
  • Infância e cultura – caminhos para o desenvolvimento da criança apontados por estudos de Psicologia do Desenvolvimento, de Psicolinguística e de Sociologia da Infância.
  • Do que se trata quando se fala de direito da criança à infância?

Ambientes de aprendizagem

  • Gestão dos ambientes na Educação Infantil: tempo, espaço, interações e funcionalidade.
  • Rotinas da Educação Infantil.
  • Planejamento.
  • Indicadores de qualidade: uma visão ecológica da aprendizagem.

O trabalho pedagógico com crianças de 0 a 3 anos

  • A especificidade do desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos e suas possibilidades de aprendizagens, o papel da interação adulto/criança e criança/criança, a aquisição de linguagem e a constituição do sujeito, o movimento e a sensorialidade e o conceito de atividade exploratória, o surgimento do faz-de-conta.
  • O currículo de educação infantil para a criança de 0 a 3 anos: a rotina e as oportunidades para a vivência de experiências significativas e integradas nos diferentes campos de experiência, considerando a globalidade da experiência da criança; instrumentos de observação, registro de situações de aprendizagem envolvendo os diferentes campos de experiências na educação infantil e análise de interações de crianças.

O trabalho pedagógico com crianças de 4 e 5 anos

  • A criança: concepção de infância; teorias do desenvolvimento da criança: o papel do jogo no desenvolvimento infantil; ideias infantis sobre a matemática, a escrita, as linguagens artísticas e a ciência.
  • O cotidiano da educação infantil; instrumentos de observação, registro de situações de aprendizagem envolvendo as diversas linguagens presentes na educação infantil e análise de interações de crianças.
  • O currículo de educação infantil: a rotina, as atividades permanentes, sequências e projetos didáticos. Adaptações curriculares para atender à criança de 6 anos no 1º ano do Ensino Fundamental.

Saúde e qualidade de vida na Educação Infantil

  • Qualidade de vida e promoção a saúde na educação infantil. Indicadores e políticas de saúde. Serviços e redes de proteção à infância em situação de risco à integridade psicofísica.
  • O cuidado da infância na família, nos serviços de saúde, de educação e de assistência social: análise de uma perspectiva histórica, antropológica e sanitária.
  • Peculiaridades da organização, das atitudes e dos procedimentos de cuidados infantis em ambiente de educação infantil: analise crítica de modelos nacionais e internacionais. O processo de compartilhar cuidados e educação infantil – relações entre serviços, profissionais e famílias.
  • Precauções padronizadas, protocolos de atendimento e critérios de exclusão temporária do ambiente de educação infantil para evitar disseminação de infecções: analise crítica das recomendações internacionais, nacionais e regionais. Construção de indicadores para avaliação de ambientes saudáveis para a infância.

Didática do Ensino Superior e metodologia de formação de profissionais em Educação Infantil

  • A mediação da aprendizagem do trabalho docente.
  • Diretrizes curriculares do Curso de Pedagogia.
  • Modelos de Currículos de formação docente.
  • Planejamento de diferentes trajetos formativos.
  • Instrumentos teórico-metodológicos de formação docente na área de Educação Infantil.

 

Avaliação da e na Educação Infantil (21 horas)

  • A avaliação nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
  • Princípios, Critérios e Instrumentos de acompanhamento do desenvolvimento das crianças na Educação Infantil.

Metodologia da formação

  • Modelos teórico-metodológicos.
  • Oficina de elaboração de monografia.

Corpo docente

Zilma de Moraes Ramos de Oliveira – coordenadora e docente

Ana Lúcia Bresciane

Damaris Gomes Maranhão

Maria Paula Vignola Zurawski

Maria Teresa Venceslau de Carvalho

Maria Virgínia Gastaldi

Marisa Vasconcelos Ferreira

Silvana de Oliveira Augusto