Didática da Matemática

Processo seletivo 2018

Opções de data da prova:

. Sábado, 21 de outubro, das 9h00 às 12h00

. Sábado, 25 de novembro, das 9h00 às 12h00

. Sábado, 9 de dezembro, das 9h00 às 12h00

Valor da inscrição: R$ 120,00

Leitura prévia necessária: Aprendendo (com) a resolução de problemas (Roland Charnay) – Clique aqui para baixar o texto. O texto poderá ser utilizado para consulta durante a prova.

Perguntas frequentes

. Como faço a inscrição para o processo seletivo dos cursos de pós-graduação?
As inscrições são realizadas exclusivamente pelo site www.veracruz.edu.br/instituto.

. Até quando posso me inscrever no processo seletivo?
As inscrições podem ser realizadas até 19/10/2017, para a opção de prova no dia 21/10/2017; até 23/11/2017, para a opção de prova no dia 25/11/2017; e até 07/12/2017, para a opção de prova no dia 09/12/2017.

. Qual o local de prova?
Todas as provas serão realizadas no Instituto Vera Cruz (Rua Baumann, 73, no bairro Vila Leopoldina, em São Paulo). Está localizado próximo à estação Imperatriz Leopoldina, da CPTM.

. Há estacionamento no local?
Não há estacionamento, mas há vagas na rua e estamos perto da estação Imperatriz Leopoldina da CPTM.

. Qual o melhor horário para eu chegar ao local da prova?
O candidato deverá estar no local de realização das provas com antecedência de meia hora.

. Que tipo de material posso levar para fazer a prova?
Somente uma caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha.

. O que não é permitido levar ou usar no local de prova?
Não será permitido ao candidato, no local de realização de provas e durante a aplicação destas, portar aparelhos eletrônicos (telefone celular, relógio, agenda eletrônica, notebook, receptor, gravador, calculadora) que possibilitem comunicação ou consulta. O descumprimento dessa determinação implicará advertência ou eliminação do candidato. O Instituto Vera Cruz não se responsabilizará pela guarda e manutenção de qualquer aparelho ou equipamento pertencente ao candidato.

. Caso tenha sido roubado ou perdido o meu documento de identidade e/ou comprovante de inscrição, como devo proceder?
Você poderá apresentar qualquer documento original com foto. Se não tiver, faça um boletim de ocorrência (B.O.) e providencie uma segunda via do documento de identidade.

. Caso eu não consiga comparecer no dia da prova, como devo proceder?
Entre em contato com a Secretaria de Atendimento do Instituto, pelo telefone (11) 3838-5992 ou pelo email instituto@veracruz.edu.br.

. Poderei entrar com recurso contra o resultado da prova?
Não. O processo seletivo dos cursos de pós-graduação tem formato e características próprias para cada curso. Assim, não serão aceitos recursos após a divulgação do resultado do processo seletivo.

. Sou portador de necessidades especiais, necessito de espaço apropriado no dia da prova. Como proceder?
O candidato portador de deficiência, com comprovada necessidade de atendimento especial, de acordo com a lei n. 7.853, de 24/10/1989 e o art. 27, incisos i e ii do decreto 3.298, de 20/12/1999, poderá solicitar com 10 (dez) dias de antecedência, condição especial para a realização das provas, mediante preenchimento de requerimento para atendimento diferenciado, disponível na Secretaria Acadêmica do Instituto Vera Cruz. O candidato portador de deficiência, solicitante de tratamento diferenciado, deverá anexar ao formulário de requerimento um laudo médico, com indicação do tipo de deficiência do qual é portador e com especificação de suas necessidades quanto ao atendimento personalizado. No requerimento, deverá constar o nome do médico que forneceu o atestado, telefone para contato e o CRM do profissional.

. Existe um número mínimo de inscritos para abrir turma?
Sim, 30 alunos.

. E se não se alcançar esse número mínimo para abrir turma e eu já tiver me matriculado?
Nesse caso, o candidato poderá requerer a restituição do valor integral pago no ato da matrícula.

. Posso cancelar a matrícula depois de paga?
A desistência da matrícula deverá ser formalizada por meio de requerimento próprio da IES, até 2 dias antes do início das aulas, e será restituído 70% do valor pago na matrícula.

. Se eu não for aprovado, posso fazer a prova novamente em outra data?
Não. Você deverá candidatar-se para próximos processos seletivos no Instituto Vera Cruz.

. Posso fazer a inscrição para um curso de pós-graduação e depois mudar de curso?
Excepcionalmente no caso de não se formar turma no curso escolhido, o candidato poderá optar por outro curso, desde que haja vagas disponíveis e que o resultado da sua prova seja satisfatório para cursar a outra pós-graduação de interesse, decisão tomada pela Coordenação da Comissão do Processo Seletivo.

Disciplinas

Fundamentos da Didática da Matemática

A disciplina discute os seguintes temas: origem, desenvolvimento e perspectivas da Didática da Matemática; teoria das situações didáticas; teoria dos campos conceituais; teoria antropológica do didático; transposição didática; dialética instrumento-objeto; jogo de quadros.

 

Epistemologia do Conhecimento Matemático

A disciplina discute os seguintes temas: epistemologia genética de Piaget e sua relação com a Matemática.

 

Currículo de Matemática no Ensino Fundamental I

A disciplina discute os seguintes temas: fundamentos e análise histórica das discussões acerca das decisões curriculares na área de Matemática na Educação Infantil e no Ensino Fundamental 1, articulando os diferentes anos e ciclos.

 

Estudo de uma Investigação Didática

A disciplina discute o seguinte tema: estudo de investigação didática que ajudou a ampliar a compreensão acerca do ensino e da aprendizagem de elementos da Matemática no Ensino Fundamental 1.

 

Matemática na Sala de Educação Infantil

A disciplina discute os seguintes temas: concepções sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática na Educação Infantil; ensino dos números e do sistema de numeração decimal; problemas matemáticos e seus distintos significados; trabalho com grandezas e medidas; problemas espaciais e geométricos; projetos, sequências didáticas e práticas para o ensino da Matemática nas classes de Educação Infantil.

 

Matemática na Sala de Aula do Ensino Fundamental 1: Módulo 1

A disciplina discute os seguintes temas: o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração e das operações nos anos iniciais do Ensino Fundamental; as relações didáticas envolvidas na aprendizagem da resolução de problemas; o trabalho com o cálculo mental — a utilização e a análise de diversos procedimentos de cálculo, o avanço nas estratégias de contagem e a memorização de repertório de cálculo —; o uso da calculadora em sala de aula; os diferentes sentidos da divisão com números naturais.

 

Matemática na Sala de Aula do Ensino Fundamental 1: Módulo 2

A disciplina discute os seguintes temas: obstáculos epistemológicos e didáticos em torno das relações de ensino e aprendizagem da geometria e das expressões fracionárias e decimais; tematização de práticas e síntese de critérios para planificar, encaminhar, intervir e avaliar sequências didáticas em torno desses conteúdos.

 

Didática do Ensino Superior

A disciplina discute os seguintes temas: diferentes papéis do professor e diversidade de respostas dos alunos; diversidade de estratégias formativas em Didática da Matemática; características e desafios do Ensino Superior.

 

Metodologia de pesquisa

A disciplina discute os seguintes temas: análise de pesquisas em Didática da Matemática; Engenharia Didática; diretrizes para elaboração da escrita de um artigo científico.

 

Conhecimento em Matemática (EAD)

A disciplina discute os seguintes temas: retomada e problematização de elementos do sistema de numeração e operações; retomada e problematização de elementos da álgebra e dos números racionais; retomada e problematização de elementos da geometria; metodologia de pesquisa e participação em congressos.

Corpo docente

Profa. Ma. Priscila Monteiro (coordenadora e docente)

Profa. Ma. Ana Flávia Alonço Castanho

Profa. Ma. Camilla Schiavo Ritzmann

Profa. Ma. Ivô Milan

Prof. Dr. Lino de Macedo (convidado)