Didática da Matemática

Disciplinas

Fundamentos da Didática da Matemática

A disciplina discute os seguintes temas: origem, desenvolvimento e perspectivas da Didática da Matemática; teoria das situações didáticas; teoria dos campos conceituais; teoria antropológica do didático; transposição didática; dialética instrumento-objeto; jogo de quadros.

 

Epistemologia do Conhecimento Matemático

A disciplina discute os seguintes temas: epistemologia genética de Piaget e sua relação com a Matemática.

 

Currículo de Matemática no Ensino Fundamental I

A disciplina discute os seguintes temas: fundamentos e análise histórica das discussões acerca das decisões curriculares na área de Matemática na Educação Infantil e no Ensino Fundamental 1, articulando os diferentes anos e ciclos.

 

Estudo de uma Investigação Didática

A disciplina discute o seguinte tema: estudo de investigação didática que ajudou a ampliar a compreensão acerca do ensino e da aprendizagem de elementos da Matemática no Ensino Fundamental 1.

 

Matemática na Sala de Educação Infantil

A disciplina discute os seguintes temas: concepções sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática na Educação Infantil; ensino dos números e do sistema de numeração decimal; problemas matemáticos e seus distintos significados; trabalho com grandezas e medidas; problemas espaciais e geométricos; projetos, sequências didáticas e práticas para o ensino da Matemática nas classes de Educação Infantil.

 

Matemática na Sala de Aula do Ensino Fundamental 1: Módulo 1

A disciplina discute os seguintes temas: o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração e das operações nos anos iniciais do Ensino Fundamental; as relações didáticas envolvidas na aprendizagem da resolução de problemas; o trabalho com o cálculo mental — a utilização e a análise de diversos procedimentos de cálculo, o avanço nas estratégias de contagem e a memorização de repertório de cálculo —; o uso da calculadora em sala de aula; os diferentes sentidos da divisão com números naturais.

 

Matemática na Sala de Aula do Ensino Fundamental 1: Módulo 2

A disciplina discute os seguintes temas: obstáculos epistemológicos e didáticos em torno das relações de ensino e aprendizagem da geometria e das expressões fracionárias e decimais; tematização de práticas e síntese de critérios para planificar, encaminhar, intervir e avaliar sequências didáticas em torno desses conteúdos.

 

Didática do Ensino Superior

A disciplina discute os seguintes temas: diferentes papéis do professor e diversidade de respostas dos alunos; diversidade de estratégias formativas em Didática da Matemática; características e desafios do Ensino Superior.

 

Metodologia de pesquisa

A disciplina discute os seguintes temas: análise de pesquisas em Didática da Matemática; Engenharia Didática; diretrizes para elaboração da escrita de um artigo científico.

 

Conhecimento em Matemática (EAD)

A disciplina discute os seguintes temas: retomada e problematização de elementos do sistema de numeração e operações; retomada e problematização de elementos da álgebra e dos números racionais; retomada e problematização de elementos da geometria; metodologia de pesquisa e participação em congressos.

Corpo docente

Priscila Monteiro (coordenadora e docente)

Ana Flávia Alonço Castanho

Camilla Schiavo Ritzmann

Celia Maria Carolino Pires (convidada)

Ivô Milan

Lino de Macedo (convidado)