Alfabetização: Relações entre Ensino e Aprendizagem

Disciplinas

Didática da aquisição do sistema de escrita I

Conceber a escrita como sistema de representação da língua e não como código de transcrição da fala traz implicações pedagógicas que afetam diretamente o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita na alfabetização inicial. Este módulo pretende abordar algumas práticas de ensino na alfabetização inicial e os conhecimentos que os alunos constroem ao se apropriar do sistema de representação escrita, segundo pesquisas psicolinguísticas.

Didática da aquisição do sistema de escrita II

Este módulo pretende aprofundar os conhecimentos sobre a aquisição do sistema de representação escrita e as implicações pedagógicas, por meio da reconceitualização da leitura e da escrita como práticas sociais, do sujeito da aprendizagem em seu percurso inicial como leitor e escritor e das situações didáticas que precisam ser planejadas e propostas.

Didática da linguagem escrita I

A disciplina propõe-se a discutir a capacidade de os alunos produzirem textos mesmo antes de saber escrever convencionalmente enfatizando que se aprende a linguagem escrita por meio da leitura pelo professor, da leitura feita pelo aluno, da escrita pelo professor e da escrita feita pelo aluno, formando os alunos, os professores e os formadores de professores para que se conscientizem da importância de se ler diariamente para os alunos, da importância de se planejar e organizar situações didáticas de leitura e escrita providas de sentido e que propiciem boas condições de ensino para produzirem textos de qualidade em diferentes gêneros.

Didática da linguagem escrita II

A disciplina propõe discutir o processo de produção textual, considerando as condições didáticas mais favoráveis. A proposta é refletir sobre os diferentes comportamentos escritores envolvidos no processo da escrita de textos, a reescrita como situação didática privilegiada para a aprendizagem da textualização e da linguagem escrita, a revisão como parte integrante de uma composição de texto e a análise de textos bem escritos, para conhecer como os autores habilidosos utilizam a linguagem. Os conteúdos da ortografia e da pontuação também fazem parte da disciplina. O objetivo principal é que os alunos do curso reconheçam que todas as crianças têm capacidade de produzir bons textos, desde que recebam ajuda para aprender a fazê-lo de forma adequada. Para tanto, os professores precisam conhecer o processo de produção textual e a melhores condições de ensino.

Didática do Ensino Superior

A didática do Ensino Superior visa fundamentar na teoria e na prática a formação dos futuros docentes do Ensino Superior, ao refletir e a discutir sobre a profissão docente e analisá-la no contexto histórico e político. Visa, também, à discussão sobre o ensino, a pesquisa e a extensão, numa visão crítica e interdisciplinar, auxiliando-os na resolução de problemas enfrentados no cotidiano das instituições de ensino público e privado e no processo de ensino e de aprendizagem.

Estudos literários

O curso pretende aprimorar práticas de leitura em textos literários e, a partir delas, promover produções de análises que possibilitem mais integridade e segurança na exposição desses textos aos alunos.

Fundamentos teóricos da alfabetização

Esta disciplina tratará dos fundamentos epistemológicos, psicológicos e linguísticos que subjazem à revolução conceitual que afetou a alfabetização no último quarto de século.

Linguística e alfabetização

A disciplina tem como finalidade discutir conceitos fundamentais da linguística, de modo a oferecer ao formador e ao professor alfabetizador subsídios para a análise da sua ação educativa, considerando:

a) as implicações das concepções teórico-metodológicas assumidas — ainda que não de maneira consciente — para o processo de aprendizado e para a formação do aluno; e

b) a necessidade de organização de uma prática orientada por concepções teórico-metodológicas adequadas tanto a um ensino de língua mais coerente com a forma como hoje se compreende o processo de apropriação da língua e da linguagem escrita quanto às finalidades colocadas hoje para a escola.

Metodologia de pesquisa e oficina de monografia

Este curso tem como finalidade possibilitar ao aluno compreender a natureza do processo de produção de conhecimento, algumas características fundamentais do conhecimento científico, bem como discutir concepções de ciência e de método científico (e suas inter-relações) e, ainda, diferentes metodologias de pesquisa, de tal forma que possa construir procedimentos de pesquisa, análise e interpretação de dados que o orientem na investigação a ser realizada para produção da monografia de conclusão do curso.

Além disso, visa rever sua proficiência na produção do texto acadêmico – gênero monografia –, de modo que planeje, textualize e revise o texto decorrente da investigação que realizar, de acordo com as características do contexto de produção do texto referido e dos recursos linguístico-discursivos típicos do gênero.

Oficina de tematização da prática

Os registros da prática docente, realizados por meio do uso da gravação em vídeo ou da produção de documentos escritos, serão usados nesta disciplina com o propósito de explicitar as hipóteses didáticas subjacentes às propostas feitas em sala de aula. Por meio deles, os alunos serão orientados a tomar o que se passa na classe como objeto de análise e reflexão. Espera-se que assim possam discutir sobre o que observam e identificar coletivamente a(s) teoria(s) que guia(m) a prática pedagógica.

Teoria piagetiana e alfabetização

Contribuições da teoria de Piaget ao conhecimento de objetos culturais, como a leitura e a escrita. O conhecimento como construção. O conhecimento como relação entre observáveis e coordenações do sujeito e do objeto, considerando-se situações de leitura e escrita como ilustração. O conhecimento como realização e compreensão e os esquemas (representativos, procedimentais e operatórios) que o possibilitam. O lugar dos possíveis e necessários na leitura e escrita. Práticas de leitura e escrita em situação de jogos.

Corpo docente

Telma Weisz (coordenadora e docente)

Carla Tocchet

Carlos Pires

Cristiane Pelissari

José Carlos Souza

Lino de Macedo

Marly Barbosa

Patrícia da Silva Sampaio