A Convivência Ética na Escola

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Considerando que o desenvolvimento da autonomia moral é uma meta importante para a educação e que a escola constitui local propício para o desenvolvimento das diversas relações de colaboração e cooperação, pretende-se, neste curso, estudar esta dimensão das relações educativas, tão necessária para a realização de um trabalho construtivo na escola, para a melhoria das interações sociais e para um maior favorecimento do desenvolvimento sócio afetivo das crianças e adolescentes. Assim como, compreender a organização de um Plano de Convivência em níveis institucionais. De acordo com essa perspectiva, além da vivência, é preciso oferecer nas escolas um espaço sistematizado em que a moralidade se torne objeto de apropriação racional, com professores formados para desenvolver propostas que favoreçam a construção dos valores morais e a qualidade da convivência escolar.

É isso que pretende esse curso, formar os pós-graduandos para que se sintam aptos para atuarem na construção de um clima escolar mais positivo, visando a redução da violência e a melhoria da qualidade convivência escolar.

Disciplinas

Módulo I – Fundamentos I: pressupostos teóricos que subsidiam a prática educativa

Estudos sobre o desenvolvimento e a necessidade de uma fundamentação teórica que sustente a práxis educativa do professor-especialista em Convivência Ética.

Desenvolvimento cognitivo

Estudos de como se dá o desenvolvimento cognitivo do ser humano segundo a epistemologia genética de Jean Piaget e reflexões sobre como esse processo se articula com o desenvolvimento moral. Assim como, os diferentes modelos pedagógicos e suas consequências para o desenvolvimento do ser humano e, como o processo cognitivo, se articula com o desenvolvimento moral.

Metodologia do trabalho científico I e avaliação responsiva

A compreensão do delineamento à metodologia da pesquisa, introdução conceitual e o uso de normas ABNT em trabalhos científicos.

A Avaliação Responsiva e aprendizagem colaborativa em rede com a introdução ao tema e aporte para o uso do suporte EAD, a partir da criação de rubricas e evidências como forma de compartilhar boas práticas.

Desenvolvimento moral

Os fundamentos da teoria construtivista piagetiana sobre o desenvolvimento da moralidade infantil e as características da criança e do adolescente. O estudo das tendências morais e o processo de desenvolvimento: as relações de respeito unilateral e mútuo; a evolução da noção de justiça e de regras; Kohlberg e os estágios do desenvolvimento moral, a moralidade, a cognição e a afetividade; a construção da personalidade ética; Autorregulação: vergonha e culpa; as dimensões da instituição educativa e trabalho com o desenvolvimento moral. A importância de um trabalho pedagógico que favoreça o desenvolvimento da autonomia nas diversas dimensões da instituição educativa.

Comunicação construtiva

Estudo sobre a influência de uma linguagem construtiva na relação professor – aluno e escola – família. A compreensão que a linguagem utilizada na relação com o sujeito influencia na construção de uma estima de si positiva. Reflexão sobre os tipos de mensagem que geralmente se estabelecem nas relações interpessoais; as técnicas da linguagem descritiva (mensagem-eu e escuta ativa). O reconhecimento da importância do elogio descritivo e as consequências do elogio valorativo. A assertividade em uma comunicação construtiva: como escutar e falar.

Desenvolvimento afetivo

Estudo sobre os aspectos que compõem a natureza afetiva do psiquismo humano em sua gênese e consequentemente, que participam da construção da identidade à luz da teoria piagetiana e das teorias que se afinam para a compreensão da dimensão afetiva da moral e a distinguem como “ética”. As relações entre inteligência e afetividade; os estágios do desenvolvimento afetivo; os sentimentos que participam da construção da personalidade ética e o trabalho com afetividade na escola.

Ambiente cooperativo

Estudo sobre as características de um ambiente sociomoral cooperativo, os procedimentos pedagógicos que o compõem e a influência deste tipo de ambiente para o desenvolvimento da autonomia moral do sujeito. As experiências bem-sucedidas e as tecnologias; o trabalho com a pedagogia de projetos (Portfólio). O gerenciamento de sala de aula e as relações interpessoais; a autoridade do professor. A compreensão da importância das experiências vivenciadas em tal ambiente para a formação sociomoral do sujeito.

Módulo II – Fundamentos II: o problema de convivência na escola

Aborda as relações interpessoais, as normas e os problemas enfrentados na escola pertinentes à convivência ética e as práticas morais, de forma a possibilitar reflexões e ações condizentes com as bases científicas anteriormente apresentadas.

Os conflitos interpessoais

Os conflitos interpessoais na escola em uma perspectiva construtivista. Analisa os procedimentos de resolução de conflitos empregados pela escola autocrática e democrática, assim como as consequências na formação sociomoral das crianças e adolescentes. A gênese dos conflitos entre crianças e adolescentes quanto as causas, as estratégias e as finalizações.

Regras na escola

Estudo sobre a necessidade das normas e os procedimentos de legitimação que devem preservar e propiciar ao sujeito o respeito por si próprio e pelo outro. O processo de legitimação e obediência às normas; os princípios norteadores para a formulação de regras; as regras não-negociáveis e as regras combinadas; a necessidade de coerência e da regularidade.

Manifestações perturbadoras

Reflexões sobre as manifestações perturbadoras no ambiente escolar, discutir os conceitos como a indisciplina (ruptura do contrato pedagógico), a incivilidade (provocação e reação ao comportamento perturbador) e transgressão(descumprimento das regras escolares), como manifestações socioafetivas que necessitam de um novo olhar, e consequentemente, uma nova postura, por parte das instituições que educam. Conhecer diferentes pesquisas sobre tais temáticas.

Manifestações violentas

Pesquisas sobre a agressividade, a violência e suas dimensões psicológicas. Diferenciação entre violência e agressividade. Os estudos sobre os sentimentos de vergonha e a humilhação e, as consequências para o desenvolvimento da autonomia moral. O fenômeno “bullying” e as sutilezas desse tipo de violência na escola.

Mediação de conflitos

A mediação dos conflitos interpessoais na escola em uma perspectiva construtivista Estudo sobre Os níveis de entendimento interpessoal de Robert Selman. As sanções expiatórias e as sanções por reciprocidade. Como se dá o processo de mediação.

Conhecimento histórico-cultural

Discussão sobre o trabalho com os Direitos Humanos, o ECA (Estatuto da criança e do adolescente) e a apropriação racional de valores.

Metodologia do trabalho científico II

Estruturação da avaliação do módulo II (linguagem científica, artigos pesquisa em plataformas)

Práticas morais

Discussão acerca do conceito de práticas morais ampliando-o para a perspectiva de um trabalho de educação moral. Conhecer e reconhecer as diferentes categorias de práticas morais, segundo Puig. Tipos de práticas: Assembleia Escolar; Dilemas Morais; o trabalho com filmes, Autoimagem, teatro e “Role Playing”; Histórias da Literatura; Conflitos Hipotéticos; Jogos para a Expressão dos Sentimentos; Clarificação de Valores; Narrativas Morais; Autobiografia; Entrevistas Pessoais; Sessão de Debates.

Reflexões sobre o uso das novas tecnologias mediando as relações

Reflexões sobre os riscos decorrentes do uso da Internet e as manifestações violentas presentes no ciberespaço. O trabalho com a Educação Digital: estratégias de prevenção. Conteúdos programáticos: Segurança, privacidade, vício em Internet, perda de controle e manipulação do conteúdo online, consequências do mau uso da Internet e das ações no meio virtual, empatia virtual, etc.

Protagonismo infantil e juvenil

Os Sistemas de apoio como melhoria para a convivência ética na escola. Estudo sobre a implantação de: equipes de ajuda, alunos tutores, alunos ajudantes, alunos mediadores, cybertutores. As experiências sobre o protagonismo infantil e juvenil no Brasil e na Espanha.

Meio ambiente, consumo e ética

Estudo das estruturas, dos processos sociais, das conexões e interfaces entre meio ambiente e relações de consumo. Análise dos reflexos da sociedade de consumo sobre o meio ambiente, aprofundando numa reflexão ética que envolve os comportamentos, os valores e as atitudes em relação à natureza, a fim de assegurar-se a proteção à biodiversidade e à qualidade de vida no planeta.

Metodologia do trabalho científico III

Estruturação da avaliação do módulo (organização de um artigo). Eixos norteadores sobre a escrita do TCC.

Módulo III – A construção de um plano de convivência

Gestão cooperativa

Discute a parceria entre a escola e a família, no processo de construção da autonomia intelectual e moral dos alunos.

Análise das relações entre escola e comunidade envolvendo experiências de gestão democrática. Discussão da importância de se criar mecanismos de participação na escola. Apontar algumas experiências inovadoras em gestão democrática.

Plano de convivência

Elaboração com base nos conhecimentos construídos anteriormente, um Plano de Convivência, o diagnóstico da realidade escolar, as intervenções, o processo de avaliação e o Plano Tutorial.

Metodologia do trabalho científico IV

Estruturação e encaminhamentos para elaboração do TCC.

Corpo docente

Adriana de Melo Ramos (coordenadora e docente)

Adriana Regina Braga (professora convidada)

Carolina de Aragão Escher Marques

Cesar Augusto Amaral Nunes (professor convidado)

Danila Di Pietro Zambianco

Flávia Maria de Campos Vivaldi (professora convidada)

Lívia Maria Ferreira da Silva

Luciana Haddad Ferreira

Luciana Zobel Lapa

Luciene Regina Paulino Tognetta (professora convidada)

Mariana Tavares Almeida (professora convidada)

Patricia Unger Raphael Bataglia (professora convidada)

Paula Saretta

Rafael Petta

Raul Alves

Sanderli Aparecida Bicudo Bomfim

Soraia Campos

Taís Pileggi Vinha

Telma Pileggi Vinha (professora convidada)

Thais Cristina Leite Bozza