Extensão - Oficinas

A Literatura para Crianças no Brasil, de 1970 a 1990

Lenice Bueno

Um panorama histórico e crítico da produção literária voltada para o público infantil e juvenil pós-década de 1960 a ser construído com os participantes, a partir da análise de alguns fatores que contribuíram para o chamado “boom” da literatura infantil. Serão lidas e analisadas obras lançadas a partir da década de 1970, com destaque para as autoras Ana Maria Machado, Clarice Lispector e Lygia Bojunga Nunes.

Conteúdos da oficina:

. As mudanças ocorridas no Brasil e no mundo durante a década de 1960.

. A lei 5.692 e o chamado “boom” da literatura infantil.

. As mudanças na concepção da infância e a Revista Recreio.

. Principais autores e obras lançadas a partir de 1970 e suas características.

. Análise compartilhada de três obras publicadas no período analisado: O mistério do coelho pensante, de Clarice Lispector, Os colegas, de Lygia Bojunga, e História meio ao contrário, de Ana Maria Machado.

Público-alvo: professores e mediadores de leitura, bibliotecários, profissionais do mercado editorial e interessados em geral.

Esta atividade é promovida pelo curso de pós-graduação Livros, Crianças e Jovens: Teoria, Mediação e Crítica.

Lenice Bueno é bacharela e licenciada em Ciências Sociais pela FFLCH-USP. Concluiu a pós-graduação em Formação de Alfabetizadores no Instituto Superior de Educação Vera Cruz, em 2017. De 1986 a 2001, foi editora de livros para crianças e jovens na editora Ática. De 2002 a 2016, foi gerente editorial da editora Salamandra, pertencente à editora Moderna e ao grupo espanhol Santillana. Participou, de 1992 a 2015, de feiras internacionais de livros, como a de Bolonha e a de Frankfurt. Atua como consultora editorial da editora Salamandra. Faz parte do corpo docente dos seguintes cursos, com foco em literatura infantil: Livros, Crianças e Jovens: Teoria, Mediação e Crítica (do Instituto Vera Cruz); Formação de Escritores (do Instituto Vera Cruz); MBA em Book Publishing (da Casa Educação). Ministra também cursos profissionalizantes na Universidade do Livro (Fundação Unesp).