Conversas Literárias | Encontro com autores-ilustradores

Os livros ilustrados destinados, inicialmente, ao público infantil são cada vez mais marcados por um singular encontro entre palavra e imagem. O processo de criação dessas obras pressupõe um diálogo colaborativo entre diferentes profissionais em torno do objeto livro. Como autores e tradutores da imagem e da palavra, nossos convidados relatam percursos criativos realizados em parceria e apresentam resultados incríveis, com os lançamentos de Casa de passarinho e Não somos anjinhos.

Entrada gratuita.

Convidados

Ana Rosa Costa

Escritora e professora de Educação Infantil há mais de 20 anos. Pedagoga pela Faculdade de Educação da USP, com especialização em Educação, Arte e Cultura (ECA-USP); é pós-graduada em Formação de Escritores e está concluindo a pós Livros, Crianças e Jovens: Teoria, Mediação e Crítica, ambas no Instituto Vera Cruz. É contadora de histórias e ceramista.

Ciça Fittipaldi

Ilustradora e autora de livros para crianças, seu trabalho é fortemente marcado pelo interesse pelas culturas indígenas, africanas e afro-brasileiras. Recebeu o Prêmio Jabuti em 1988, 1990 e 2014. Tomou parte do júri da Bienal de Ilustrações de Bratislava, em 2009, e do Prêmio Jabuti, em 2015 e 2016. Foi a indicada brasileira pela Ibby/FNLIJ ao prêmio Hans Christian Andersen, em 1994, 2016 e 2018. Está ligada ao projeto Salvaguarda Patrimonial Iny-Karajá, do Museu Antropológico da UFG/Iphan.

Gusti

Autor e ilustrador, com livros publicados em mais de 20 países. Em 2016, recebeu um dos mais prestigiados prêmios internacionais, o Bologna Ragazzi Award, pelo livro Mallko y papá. Fundou a associação WinDown, centrada na arte como forma de integração das pessoas com deficiências e suas capacidades. É professor de ilustração na pós-graduação da escola Eina de design, em Barcelona. Em outubro de 2018 lança, no Brasil, pela Solisluna, Não somos anjinhos, com tradução de Ciça Fittipaldi.

Odilon Moraes

Graduado em arquitetura pela USP, trabalha como ilustrador há mais de 25 anos. É professor da pós Livros, Crianças e Jovens: Teoria, Mediação e Crítica do Instituto Vera Cruz. Já recebeu inúmeros prêmios, como o Jabuti de ilustração (1994 e 2009), e o de Melhor Livro do Ano para Crianças, pela FNLIJ (2002 e 2004). Várias de suas obras receberam o selo White Ravens, da Biblioteca Internacional do Livro para Criança, de Munique. Em 2014, entrou para a lista de honra do International Board on Books for Young People (Ibby).

Lançamento dos livros:

Não Somos Anjinhos​, ​do autor e ilustrador argentino-catalão Gusti,​ publicado em espanhol pela Oceanos Travessia e, no Brasil, pela Solisluna, revela com graça, afetividade e senso de realidade a vida de crianças com Síndrome de Down, ao questionar algumas das crenças mais difundidas sobre elas. A tradução é da autora e ilustradora Ciça Fittipaldi.

Casa de passarinho, recém lançado pela Editora Positivo, traz a vivacidade do traço-rascunho de Odilon Moraes, com desenhos em nanquim e aquarela, e o texto veloz e poético de Ana Rosa Costa, construindo uma narrativa que oscila entre realidade e fantasia. Desse encontro de autores da imagem e da palavra, que se deu no curso da pós-graduação Formação de Escritores, do Instituto Vera Cruz, nasceu um livro de ritmo ágil, como a brincadeira das duas crianças protagonistas da história.