Assessoria

Apresentação

Desde 1984, o núcleo de Assessoria presta serviços a instituições de ensino públicas e privadas e a organizações não governamentais de São Paulo e de outros estados no intuito de contribuir para a qualificação da educação.

São elementos norteadores do trabalho a postura crítico-reflexiva na atuação profissional, a consideração pela singularidade dos percursos e saberes que esses profissionais e instituições já têm constituídos, a valorização do professor como sujeito comprometido com a pesquisa e a inovação condição de aperfeiçoamento pessoal – profissional.

Uma instituição educacional pode se constituir num espaço privilegiado de formação e desenvolvimento profissional, ao mesmo tempo em que se constitui como uma organização que aprende e constrói a competência de educar. É nisto que acredita a Assessoria Vera Cruz.

 

Serviços

Na elaboração de novos projetos, consideramos cada instituição educacional em suas especificidades como ponto de partida e de chegada para o trabalho.

O primeiro passo é a aproximação e o reconhecimento inicial entre as duas instituições, num cuidadoso estudo que envolve uma série de ações diagnósticas para análise das demandas, das possibilidades de formação dos educadores e de desenvolvimento de projetos.

Em seguida, assumimos o compromisso de promover a autonomia dos educadores e institucionalizar as proposições e práticas, frutos dos processos de mudança. Diversas ações articuladas são então organizadas, considerando-se os vários segmentos e diversos tipos de interação no ambiente escolar:

1. Formação de equipe de educadores

Oferecemos acesso a referenciais teóricos e estimulamos a vinculação da teoria à prática em temas relativos à didática geral e/ou específica das áreas de conhecimento, oferecendo acesso a referenciais teóricos e exercitando sua vinculação com a prática.

A utilização do material didático da Escola Vera Cruz pode ser uma das estratégias de formação.

2. Gestão pedagógica

A assessoria oferece possibilidades para a qualificação do gerenciamento de projetos de inovação curricular e processos de formação. Além de incentivar o fortalecimento da identidade e atuação da equipe de gestão pedagógica da instituição, responsável pela articulação de ações e interações dos múltiplos atores que a compõem.

3. Assessoria à equipe dirigente

A assessoria à equipe dirigente da instituição possibilita a organização de uma estrutura pedagógico-administrativa que viabilize o projeto institucional.

 

Equipe

Coordenação
Márcia do Valle Lopez

Consultores
Beatriz Gouveia
Maria José Nobrega

Coordenadores de projeto
Eneida Fiuza
Glaucia Affonso

Equipe de formadores
Andrea Felice
Carla Ronco
Claudia Lima Gabionetta
Cristina Maria Coin de Carvalho
Daniela Bahia
Eneida Fiuza
Gláucia de Britto Alvares Affonso
Inez Pinheiro Christino Netto
Kátia Frazão
Maria Laura Coin de Carvalho Fernandez
Maria Silvia Brumatti Sentelhas
Mariângela Bueno
Raphael Ramunno Neto

Assistente administrativo
Maramel Nascimento

Projetos em andamento

Em breve.

Projetos finalizados

Em breve.

Publicações

Em breve.