Construção coletiva

Diretores, coordenadores, orientadores e assessores da Escola Vera Cruz se reuniram, nos dias 26 e 27 de julho, no seminário “Construindo caminhos: raízes e pontes”. O encontro, que também contou com a participação de representantes do Instituto Vera Cruz, teve como tema a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e propiciou momentos de reflexão acerca do currículo e do Projeto Pedagógico do Vera. O corpo técnico apresentou análises sobre afinidades e diferenças no diálogo da Base com o currículo da Escola.

“O que vamos transformar, a partir desse diálogo, é algo muito particular do nosso Projeto Pedagógico e da história que o constitui. Um projeto de mais de 50 anos – 55, para ser mais exata –, bordado a partir de escolhas coletivas, cuidadosas e intencionais com o fio dos valores que o foram constituindo”, afirmou a diretora pedagógica Regina Scarpa, durante a abertura do evento. “A oportunidade criada pelo lançamento da Base, de um olhar aprofundado para o nosso currículo, teve um enorme valor”, disse.

No primeiro dia de seminário apresentaram-se colaboradores das unidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental nível 1, e as assessoras das áreas de Artes, Inglês e Estudos Sociais. No segundo dia, foi a vez das áreas de Ciências e Matemática, além de mesas especiais para a discussão do tema “integração”. A dinâmica do seminário, conduzida pela empresa Futurar, seguiu com períodos para avaliações sobre os principais desafios e oportunidades de cada área de ensino, com rodadas de apresentações dos grupos de trabalho.

No encerramento, Heitor Fecarotta, diretor-geral do Vera, fez questão de enfatizar a importância da ação coletiva. “Somos corresponsáveis e coprodutores de um único Projeto Pedagógico, dentro de toda a diferença que nos une como grupo.”