Especial de leitura e infância

 

A professora Cristiane Tavares, coordenadora do curso de pós-graduação Livros, Crianças e Jovens: Teoria, Mediação e Crítica, do Instituto Vera Cruz, conversou com a revista eletrônica “Painel Acadêmico” em uma série de matérias para um especial sobre leitura e infância.

 

De acordo com Cristiane, existem soluções para incentivar a formação de jovens leitores, investindo em melhores qualificação e valorização da carreira docente, da Educação Infantil ao Ensino Superior. A aprendizagem da leitura e da escrita se dá com professores bem formados e bem remunerados.

 

A professora defende a importância da leitura literária na infância e cita diversas razões pelas quais considera essencial o estímulo ao ato de ler na formação crítica da criança. A leitura, nesse caso, deve ser entendida de modo amplo, incluindo textos produzidos oralmente, como canções, cantigas de ninar, parlendas e trava-línguas.

 

Em outro momento da entrevista, Cristiane explica o papel de um mediador de leitura na formação literária infantil, que pode ser um profissional, um irmão mais velho e até mesmo outra criança.

 

Para ler as matérias na íntegra, clique nos links:

. Como incentivar a formação de jovens leitores
. Os desafios da alfabetização no Ensino Fundamental
. O papel de um mediador de leitura na formação literária infantil
. Qual a importância da leitura literária na infância?

 

O curso de pós-graduação está com inscrições abertas para o 2° semestre de 2018 até a próxima sexta-feira, dia 29 de junho. Clique aqui para saber mais e se inscrever.