Aluna da pós-graduação “Livros, Crianças e Jovens” participa da Feira do Livro de Buenos Aires

A aluna Marcia Licá, do curso de pós-graduação Livros, Crianças e Jovens: Teoria, Mediação e Crítica, do Instituto Vera Cruz, participou da Feira Internacional do Livro de Buenos Aires, onde fez uma conferência e ministrou uma oficina. Ambas tiveram como tema “Bibliotecas comunitárias: valorização do local em espaços de hegemonia cultural”.

 

Marcia elaborou o projeto a partir de sua experiência prática com as bibliotecas da Amazônia e com base em suas aprendizagens durante a pós-graduação, em articulação com seu tema de pesquisa sobre critérios de seleção de livros e mediação de leitura em bibliotecas de comunidades quilombolas, em processo de conclusão.

 

“O primeiro impacto da conferência foi ver uma plateia de mais de 2 mil pessoas reunidas para a abertura do evento e da feira. Uma rede de bibliotecas populares gigante estava presente, com recursos públicos, para participar das atividades de formação. Outro impacto foi ver 14 bibliotecas populares comemorando cem anos de existência. Estávamos ali para falar das bibliotecas como espaço de inclusão, e meu tema era exatamente a valorização das culturas locais nesse contexto”, afirmou Marcia. “Introduzi a fala com um canto indígena do povo Nokekoí, do Acre; na sequência, contei minha história, deixando como principal reflexão o fato de que nas bibliotecas tem de haver corpo e vida pulsantes, já que são espaços agregadores, de ampliação de visão de mundo e também de encontro e reencontro com nossas raízes”, pontuou ela.

 

Para quem tem interesse em se especializar no universo da literatura para crianças, estão abertas as inscrições para o curso de pós-graduação Livros, Crianças e Jovens: Teoria, Mediação e Crítica. Acesse aqui.