Mídias digitais e infância

Nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, Marisa Vasconcelos Ferreira, professora dos cursos de graduação em Pedagogia e de pós-graduação em Gestão Pedagógica e Formação em Educação Infantil do Instituto Vera Cruz, participou da 27ª edição da Conferência Anual da Associação Europeia de Pesquisa em Educação Infantil (EECERA), realizada na cidade de Bolonha, na Itália. A EECERA é o maior e mais significativo evento sobre a infância na Europa e atrai anualmente mais de 600 pesquisadores de todo o mundo.

Com o tema “Crianças brincando com tecnologias: como elas constroem conhecimento”, o trabalho apresentado pela professora teve como foco a discussão sobre como as crianças de 3 a 5 anos de idade interagem na Educação Infantil em situações que envolvem mídias digitais. Uma das experiências analisadas no trabalho foi registrada pela equipe da unidade de Educação Infantil da Escola Vera Cruz, parceira do Instituto nos estudos em Educação Infantil.

O assunto levado à conferência colocou em debate discursos deterministas e, muitas vezes, fatalistas acerca das relações das crianças com as mídias digitais e procurou compreender a atividade da criança nesses contextos de aprendizagem. O trabalho é decorrente de uma pesquisa mais ampla em desenvolvimento no Núcleo de Pesquisas em Educação Infantil, composto por professoras e alunas da graduação e da pós-graduação em Gestão Pedagógica e Formação em Educação Infantil do Instituto Vera Cruz.