Sábado de trocas e aprendizagens

No sábado, dia 26 de agosto, as alunas da primeira turma da pós-graduação Livros, Crianças e Jovens: Teoria, Mediação e Crítica, do Instituto Vera Cruz, realizaram uma atividade complementar às disciplinas Mediação de leitura em bibliotecas e Literatura, oralidade e performance. A convite da professora Bel Santos Mayer, a turma visitou a Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura, da rede LiteraSampa.

Recebidas pelos jovens mediadores que atuam na biblioteca, as alunas ouviram a história do espaço – uma antiga casa de coveiro, no Cemitério Colônia de Parelheiros – onde são desenvolvidas inúmeras ações, em parceria com o Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (iBeac), como empréstimos de livros, saraus, rodas de conversa para acolher as demandas da comunidade e formação de coletivos e cooperativas de trabalho, como as Sementeiras de Direitos.

Para Cristiane Tavares, coordenadora e docente da pós-graduação, foi uma manhã de trocas intensas e aprendizagens preciosas. “Uma biblioteca viva, pulsante e que tem a juventude e a comunidade local como protagonistas”, ressaltou.