Educação Infantil em pauta

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Para a professora do curso de pós-graduação Gestão Pedagógica e Formação em Educação Infantil, do Instituto Vera Cruz, Marisa Vasconcelos Ferreira, as fragmentações e segmentações historicamente construídas no ambiente escolar contribuem para certo mal-estar que se instaura no cenário contemporâneo em torno da questão educativa.

 

“São os professores os mais fortemente exigidos a realizar a tarefa educativa. Nesse sentido, como um professor pode desenvolver o seu trabalho de formar e ensinar pessoas, a partir de uma perspectiva do desenvolvimento integral, tendo em vista esse cenário de mal-estar, de múltiplas e mútuas culpabilizações e de significativas fragmentações?” O discurso que caracteriza esse sentimento, segundo a educadora, talvez seja a grande contradição entre o papel da escola como “possibilidade de realização do sujeito e como a instituição que padece de falta de sentido de suas próprias ações”.

 

O artigo de Marisa, “Integração curricular em programas de formação de professores: aspectos do projeto curricular do PEC — Formação Universitária Municípios”, pode ser lido na 12ª edição da revista Veras, composta por um dossiê sobre a Educação Infantil. O periódico apresenta ainda outros seis artigos resultantes do trabalho de dois grupos de pesquisa orientados por Maria Malta Campos, uma das mais reconhecidas especialistas em Educação Infantil no Brasil, no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da PUC-SP.

 

Para você que se interessa pelo tema da Educação, fique atento: o prazo para submissão de artigos para a 13ª edição da Veras vai até o dia 3 de abril. Saiba mais.