Facebook
Esqueci a senha

Para recuperar a sua senha informe o seu e-mail:

A área restrita do site permite à:

Secretaria Virtual: documentos protegidos, álbuns de fotos e vídeos

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Vivência na natureza
12 Set 2018

A chegada à escola das turmas do G5 - Manhã foi diferente na quinta-feira, dia 23 de agosto. Dispostos em roda nas salas, cujas paredes estavam repletas de desenhos reveladores sobre como imaginavam o destino do dia, os alunos repassavam, com as professoras, os combinados feitos em grupo com as professoras

“Vocês se lembram do desenho que fizemos sobre o caminho para o Mãos na Terra?”, pergunta a professora, já em um dos ônibus. Ela pede também para que todos atentem ao caminho, imaginando o que encontrarão pela frente. “O que muda na paisagem urbana e na rural?”, perguntou.

A chegada à Estação de Vivência Ambiental Mãos na Terra, em São Roque, no interior de São Paulo, foi de pura euforia. Após tomarem o café da manhã, passarem protetor solar e repelente, foi hora de dividir os grupos para a expedição que estava por vir.

A horta e o encontro com Seu Roberto foram a primeira parada. Rastelo, enxada, ancinho, plantador, vassoura de bruxa: uma a uma, as ferramentas foram apresentadas para as crianças. Curiosas, elas observaram as sementes de milho, feijão, soja e grão-de-bico e, já em meio à plantação, conheceram e reconheceram verduras e legumes como alface, berinjela, maracujá, morango, abóbora, jiló e banana. “Aqui, temos remédio”, explicava Seu Roberto, mostrando os pés de menta, carqueja, cavalinha, arruda e cânfora, enquanto as crianças diferenciavam os odores das plantas. “As folhas mortas alimentam a composteira” falou, apontando para três grandes caixas de concreto. “Temos composteiras na Escola também”, lembrou um dos alunos. Sob os olhares atentos das crianças, Seu Roberto afofou e riscou um pedaço da terra. Ali, fechando a visita à horta, as pequenas mãos plantaram girassóis.

“A ideia é oferecer para as crianças um espaço de contato mais intenso com a natureza, a experimentação e o faz de conta”, contou a orientadora Márcia Cristina de Almeida Moraes.

Exercício de observação

Da horta para a trilha, os alunos foram instigados a fazerem um exercício de escuta e observação. “Olhem ao redor, prestem atenção aos sons; vamos observar os bichos”, orientou Laura Gorski, professora de Educação Artística. Munidos com seus cadernos de viagem, eles pararam em um ponto da trilha para observar e desenhar. Plantas, insetos e outras descobertas foram colorindo as páginas, que se encheram a partir dos olhares concentrados dos pequenos.

À sombra de uma árvore, todas as turmas se encontraram para ouvir a história do “Couro de piolho”. Sob olhares atentos, a professora Ana Rosa Araújo da Costa interpretava múltiplos personagens, arrancando gargalhadas das turmas.

Após a contação, os alunos tiveram um período livre para brincadeiras. Tinta de terra, pintura, panelinhas para comidinhas de faz de conta, papelão para escorregar na grama, brinquedos e passeio de charrete foram apenas algumas das atividades realizadas para encerrar o dia, que foi de muita diversão e aprendizado.

“Os professores fizeram uma análise de como a visita ao Mãos na Terra enriqueceria as investigações que estão sendo feitas em sala: caderno de investigação, tinta de terra, casa dos bichos, composteira. Aqui, eles estão ampliando algumas das experiências que vivem na Escola”, ressaltou a orientadora da série, Maria Silvia Doria Isnard Carneiro.

Veja as fotos.

 

destaques

prev
next

Calendário 2018

Confira os calendários de 2018 da Educação InfantilEnsino Fundamental, Ensino Médio e Inglês.

Compra de material escolar e uniforme

Clique aqui para efetuar a compra de material escolar e uniforme eletronicamente.

Romances que são filhos únicos

O 11º número da revista Ler, publicação digital do Sistema de Bibliotecas Vera Cruz, é dedicada a escritores que, por diferentes motivos, escreveram um único romance. Clique aqui para conferir. 

notícias

Questões da adolescência
18 Set 2018
“Imagine como é ser adolescente no mundo em que vivemos. [...] Mas há de se continuar...
+
Do livro para as telas
17 Set 2018
Na sexta-feira, dia 4 de setembro, os alunos da 2ª série do Ensino Médio promoveram...
+
Ações sociais a todo vapor no Ensino Médio
14 Set 2018
  O grupo de alunos e professores que integra o Entrelaços, núcleo de ações...
+
Às voltas com Shakespeare
13 Set 2018
Depois de lerem “Romeu e Julieta” no 2° trimestre, os alunos do 7° ano encenarão...
+
Vivência na natureza
12 Set 2018
A chegada à escola das turmas do G5 - Manhã foi diferente na quinta-feira, dia 23 de...
+
Simulado Enem
12 Set 2018
Nos dias 24 e 31 de agosto, os alunos do Ensino Médio participaram de um simulado do Exame Nacional...
+
Curiosidades acolhidas
10 Set 2018
Foi contagiante a alegria das crianças ao compartilharem com seus pais os projetos de investigação...
+
EM no IV Colóquio de Projetos Sociais
06 Set 2018
No sábado, 18 de agosto, os alunos do Ensino Médio integrantes do Projeto Entrelaços...
+
Os diversos ângulos de Minas Gerais
06 Set 2018
Na segunda-feira, dia 27 de agosto, o pátio coberto do Verão se transformou em uma grande...
+
Relatos de Mirinzal
29 Ago 2018
Começaram os preparativos para a quermesse Feito por Nós, que acontecerá no dia...
+
Novo laboratório no EM
29 Ago 2018
 Agosto trouxe novidades para os alunos do Ensino Médio: um laboratório de Biologia...
+