Esqueci a senha

Para recuperar a sua senha informe o seu e-mail:

A área restrita do site permite à:

Secretaria Virtual: documentos protegidos, álbuns de fotos e vídeos

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Encerramento de Filosofia
19 Dez 2017
"Se 'filosofia é repensar o já pensado para pensar o ainda não pensado' como diz Heidegger, a atividade de libertar a imaginação utópica a fim de corrigir aspectos indesejáveis da vida humana é a forma mais imediata de intervenção sobre o mundo real que se espera de estudos filosóficos”. Foi a partir dessa reflexão que os alunos da 1ª série do Ensino Médio participaram de uma atividade de encerramento da disciplina Filosofia. 

Com a leitura de “Alegoria da Caverna”, de Platão, e conceitos como perfectibilidade, progresso histórico, felicidade e justiça servindo como elementos para a construção do conceito-chave utopia, grupos de quatro ou cinco alunos produziram um curta-metragem. 

Para o professor da área, José Auri Cunha, “os grupos de alunos se envolveram bastante, tanto para a apropriação dos conceitos filosóficos em pauta, quanto para discutir, roteirizar e produzir em linguagem de cinema uma proposta de intervenção política, sob a forma de um discurso utópico capaz de mobilizar desejos de mudança e forças sociais para sua realização histórica”. 

Sobre a escolha do tema, o professor explicou que a premissa foi a de que uma utopia não é um sonho irrealizável, como indica o senso comum, mas é um projeto de mudança radical que depende apenas da mobilização adequada das forças sociais para efetivá-la. “Todas as mudanças históricas que trouxeram avanços à civilização resultaram de mobilização social a partir de utopias que pareciam irrealizáveis. Romper o bloqueio do impossível mobilizando imaginação e desejo foi a diretriz que pautou a atividade proposta aos alunos”. 

Para a estudante Kether Levine,  a atividade foi bastante significativa. “Você querer filmar uma utopia, que é um tema tão complicado, é um desafio muito grande. Meu grupo usou a maçã, como referência bíblica e como metáfora, representando a ganância, o estado, a desigualdade… E este foi o desafio: pegar algo tão simples, que está no nosso dia a dia, transformar em uma metáfora com significado forte e ainda mostrar isso em vídeo. Apesar de complicado, foi muito gostoso de fazer e meu grupo conseguiu realizar”. 

No dia 14 de novembro, os curtas escolhidos por uma banca de professores foram apresentados para a turma e receberam premiações nas seguintes categorias: melhor curta; melhor direção; melhor edição; melhor fotografia e melhor roteiro. “O envolvimento dos alunos com a atividade ficou evidente, pela atenção com que assistiam aos vídeos e esperavam os resultados”, ressaltou o professor. 

Clara Anselmo Godoy Correa gostou muito de tudo que foi apresentado. Para a estudante, “como estamos sempre com o celular na mão, ele é um bom recurso para nos expressarmos artisticamente sobre um assunto de Filosofia”.
 

destaques

prev
next

Calendário 2018

Confira os calendários de 2018 da Educação InfantilEnsino Fundamental, Ensino Médio e Inglês.

Compra de material escolar e uniforme

Clique aqui para efetuar a compra de material escolar e uniforme eletronicamente.

Paralisação no dia 23 de maio

 Clique aqui para visualizar o comunicado da Escola Vera Cruz sobre a paralisação do dia 23 de maio.

Paralisação no dia 29 de maio

 Clique aqui para visualizar o comunicado da Escola Vera Cruz sobre a paralisação do dia 29 de maio.

Romances que são filhos únicos

O 11º número da revista Ler, publicação digital do Sistema de Bibliotecas Vera Cruz, é dedicada a escritores que, por diferentes motivos, escreveram um único romance. Clique aqui para conferir. 

notícias

Beyond English: living with respect in SP
19 Jul 2018
O respeito à diversidade racial, orientação sexual, assim como aos ciclistas e...
+
Beyond English: animal protection
17 Jul 2018
Animais são seres vivos e não devem ser maltratados. Pensando nisso, os alunos do Grade...
+
Beyond English: fake news
12 Jul 2018
No mundo digital, é preciso saber distinguir notícias reais de boatos. As chamadas “fake...
+
Microcontos
12 Jul 2018
Durante o primeiro trimestre deste ano, os alunos da 3ª série do Ensino Médio estudaram...
+
Beyond English: social media
10 Jul 2018
Você sabe como usar as mídias sociais? E como proteger sua conta e seus dados pessoais?...
+
Encerramento em estilo norte-americano
05 Jul 2018
Nos dias 27 e 28 de junho, os cowboys e as cowgirls tomaram conta do prédio do Inglês...
+
Festa Junina a várias mãos
05 Jul 2018
A última quinta-feira, 28 de junho, foi dia de montar e desmontar barracas, fazer cronogramas...
+
Beyond English: citizenship at public spaces
04 Jul 2018
Pra você, o que é cidadania? Antonio e Tuti, alunos do Grade 6 starter do Inglês...
+
Ano de eleição
04 Jul 2018
A escolha da nova chapa para o grêmio estudantil do Ensino Médio acontecerá no...
+
Os gêneros jornalísticos e o trabalho em um jornal de grande porte
02 Jul 2018
Como parte dos estudos sobre os gêneros jornalísticos na área de Língua...
+
Foi ali
29 Jun 2018
Domingo, 24 de junho: dia de celebrar o encontro e a participação de todos em uma construção...
+