Reflexões sobre os movimentos migratórios e a escola |
Entre os dias 11 e 13 de setembro, o Instituto Vera Cruz, por meio da graduação em Pedagogia, promoveu a 13ª edição do Seminário de Educação e Cultura, que teve como tema central os “Movimentos migratórios e a escola: tão longe, tão perto”. O primeiro dia do evento foi aberto com a palestra de Daniel Vieira Helene, doutor em História pela USP e assessor pedagógico em escolas públicas e privadas. Sob o tema “Entre a política e as intolerâncias: possíveis caminhos e falsos atalhos para os dilemas da escola contemporânea”, Daniel iniciou sua apresentação mostrando uma série de fotos de pontes e muros espalhados mundo afora. “Os muros foram introduzidos na cidade de maneira quase imperceptível, lançando a ideia do privilégio que existe em estar dentro dele e do antiprivilégio que é estar fora”, refletiu o palestrante, trazendo a ideia para os ambientes escolares que não apresentam diversidade. “A escola precisa ser pensada de dentro para fora sobre como ela vai ou pretende se relacionar com o mundo que aí está. O problema está nos muros que a gente constrói, sejam eles de que natureza for”, completou. Dentre os possíveis caminhos para a escola atual, Daniel falou sobre a instituição como lugar da diversidade e que agrega valor àquilo que se pode construir como experiência educativa, em vez de um lugar de padrão e norma. “Também precisamos pensar a escola como o lugar da dúvida e da pergunta como exercício de investigação. Devemos criar uma comunidade de perguntadores e não de respondedores.” ![]() |